Supermercados lideram adoção de apps como canal de vendas

Os supermercados e atacarejos se destacam no varejo brasileiro como o setor que mais recorre a aplicativos como canal de venda, sejam apps próprios (29%) ou de terceiros (23%), como de delivery, revelou pesquisa da Totvs.

Apesar da boa adoção dos canais de venda digital, as lojas físicas dominam com 72% a composição do faturamento do setor supermercadista, seguido dos representantes/vendas por telefone (16%) e dos canais digitais (12%), alinhado ao perfil geral do varejo.

“Em decorrência da pandemia e restrições de circulação, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram e o uso de apps como canal de compras foi privilegiado, e isso também chegou ao setor supermercadista. E mesmo com a reabertura, observamos que muitos consumidores de fato se habituaram ao uso de aplicativos para realizar suas compras, muito pela praticidade de fazer os pedidos pelo celular e receber seus produtos em casa”, explica Sérgio Missão, diretor de Varejo Supermercados da Totvs.

Segundo o estudo, entre as ferramentas mais utilizadas pelo varejo estão soluções para gestão de clientes: 31% dos entrevistados afirmaram adotar CRM (Customer Relationship Management), solução para gerenciar e digitalizar o relacionamento com os clientes. O mesmo percentual de empresas (31%) apontou fazer uso de Programas de Fidelidade, indicando que as duas estratégias estão alinhadas e se complementam, principalmente para as estratégias de promoção.

Quando analisadas as tecnologias para gestão de vendas, comparado ao setor de Varejo como um todo, os super/hipermercados se destacam em relação ao uso TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e carteiras digitais, ambos com 40%.

Recent Posts

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

36 minutos ago

Behavioral Banking: um novo superpoder no relacionamento com o consumidor

América Latina e Caribe são celeiros de startups, fintechs e inovações. Nos últimos anos, a…

2 horas ago

Ipsos adota GenAI e reduz tempo com codificação de entrevistas em 35%

A Ipsos, empresa de estudos de mercado, projeta diminuir custos em 25% ao longo de…

3 horas ago

Honda e IBM anunciam acordo para desenvolver veículos definidos por software

A IBM e a Honda anunciaram essa semana a assinatura de um acordo de intenção…

3 horas ago

Dynatrace aposta em parcerias para continuar crescendo globalmente

A Dynatrace anunciou, há pouco tempo, US$ 1,5 bilhão em receita. E, para crescer mais,…

4 horas ago

SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul

A recente tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul mobilizou diversas empresas da…

19 horas ago