Supermercados lideram adoção de apps como canal de vendas

Entretanto, lojas físicas ainda dominam preferência dos consumidores brasileiros, revela pesquisa da Totvs

Author Photo
11:15 am - 13 de setembro de 2022

Os supermercados e atacarejos se destacam no varejo brasileiro como o setor que mais recorre a aplicativos como canal de venda, sejam apps próprios (29%) ou de terceiros (23%), como de delivery, revelou pesquisa da Totvs.

Apesar da boa adoção dos canais de venda digital, as lojas físicas dominam com 72% a composição do faturamento do setor supermercadista, seguido dos representantes/vendas por telefone (16%) e dos canais digitais (12%), alinhado ao perfil geral do varejo.

“Em decorrência da pandemia e restrições de circulação, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram e o uso de apps como canal de compras foi privilegiado, e isso também chegou ao setor supermercadista. E mesmo com a reabertura, observamos que muitos consumidores de fato se habituaram ao uso de aplicativos para realizar suas compras, muito pela praticidade de fazer os pedidos pelo celular e receber seus produtos em casa”, explica Sérgio Missão, diretor de Varejo Supermercados da Totvs.

Segundo o estudo, entre as ferramentas mais utilizadas pelo varejo estão soluções para gestão de clientes: 31% dos entrevistados afirmaram adotar CRM (Customer Relationship Management), solução para gerenciar e digitalizar o relacionamento com os clientes. O mesmo percentual de empresas (31%) apontou fazer uso de Programas de Fidelidade, indicando que as duas estratégias estão alinhadas e se complementam, principalmente para as estratégias de promoção.

Quando analisadas as tecnologias para gestão de vendas, comparado ao setor de Varejo como um todo, os super/hipermercados se destacam em relação ao uso TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e carteiras digitais, ambos com 40%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.