Supermercado Pague Menos adota solução fiscal da Synchro e ganha em produtividade

Rede varejista reduz drasticamente a carga de trabalho destinada à gestão tributária

Author Photo
3:04 pm - 11 de dezembro de 2018
EFD-REINF 2018 fique alerta com nova obrigação fiscal em novembro EFD-REINF 2018 fique alerta com nova obrigação fiscal em novembro

O cumprimento das obrigações fiscais ainda é um gargalo para o setor supermercadista brasileiro. Anualmente, o segmento se desdobra para gerenciar os tributos, qualquer que seja o regime tributário no qual a empresa esteja enquadrada. Essa era a realidade do Supermercado Pague Menos, uma das maiores redes varejistas do Estado de São Paulo, que além de gerenciar um grande volume de documentos fiscais de ordem federal, também tinha que administrar, manualmente, as atribuições de 30 estabelecimentos, entre lojas e empresas do grupo, na região de Campinas.

Em busca de uma tecnologia para substituir o processo manual de entrega de obrigações, o Supermercado Pague Menos adotou a solução de Automação de Entrega da Synchro, empresa brasileira com 26 anos de expertise na área fiscal. Além de simplificar o trabalho dos funcionários, a solução automatiza todo o processo de importação, validação, assinatura digital, entrega e armazenamento das obrigações acessórias.

“Conseguimos ter maior controle e detalhamento do processo, além de segurança em relação à apuração e envio das declarações ao Fisco”, afirma Maria Cristina Tonin, Coordenadora Fiscal do Supermercado Pague Menos. A executiva ressalta que por meio de um gráfico, eles podem acompanhar em tempo real a posição das entregas e identificar se há inconsistências nas Informações para realizar as devidas correções antes do prazo final.

Outra vantagem é a redução da carga de trabalho. Para realizar todas as atividades fiscais, que incluía as obrigações com SPED Fiscal e SPED Contribuições, a companhia despendia de dois dias úteis. Agora, todo o processo é feito em meio período. “Se não tivéssemos optado por uma ferramenta automatizada, provavelmente, teríamos que investir em novas contratações para atender a alta demanda do departamento”, disse Tonin.

A economia em horas trouxe ganhos em produtividade para a Rede. “Os colaboradores ganharam mais tempo para atuar em atividades mais estratégicas dentro do departamento fiscal da empresa”, comenta a Coordenadora que ressalta que a solução da Synchro foi a melhor avaliada do mercado pela sua equipe.

Autuações nunca mais

Em 2017, a Receita Federal teve o melhor ano da história da sua fiscalização com 204,9 bilhões de créditos tributários. Boa parte desse desempenho deve-se ao avanço tecnológico da Administração Pública, que passou a ter um controle maior sobre contribuintes e organizações. “Para atender uma demanda por maior detalhamento das operações que envolvem a área contábil, as companhias passaram a se preocupar com a qualidade das informações prestadas ao Fisco”, disse Luís Fernando Penha, Product Owner da Synchro.

Esse é um dos benefícios da solução de Automação de Entrega. “Ao automatizar o processo, a solução praticamente zera a incidência de multas e autuações por conta de atrasos das obrigações”, comenta Penha. Outro ganho financeiro está relacionado aos custos operacionais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as atualizações diárias, cursos e treinamentos de pessoal, representam 1,5% do faturamento anual das companhias, que podem ser eliminados com uma solução fiscal parametrizada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.