Notícias

Sundar Pichai discute inteligência artificial, computação quântica e faz alerta sobre liberdade da Internet

CEO da Alphabet Inc. e de sua principal subsidiária, o Google, Sundar Pichai classificou a inteligência artificial e a computação quântica como as duas principais revoluções tecnológicas do próximo quarto de século para a humanidade.

O executivo falou sobre os temas em entrevista dada à BBC, publicada nesta segunda-feira (12) como parte de uma série especial da rede britânica com grandes personalidades globais.

“Eu a vejo como a tecnologia mais profunda que a humanidade já desenvolverá e trabalhará”, disse o executivo sobre o potencial da inteligência artificial. “Se você pensar no fogo, na eletricidade ou internet, é assim. Mas acho ainda mais profundo.”

O executivo, no entanto, alertou que é necessário que essa tecnologia seja desenvolvida com atenção aos detalhes, e que funcione para o benefício da sociedade.

“Nós temos que garantir que faremos isso para colher benefícios para a sociedade, mas eu espero que [a inteligência artificial] desempenhará um papel fundamental em praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Seja na saúde, na educação, em como fabricamos coisas, em como consumimos informações”, completou.

Sobre a computação quântica, Pichai afirmou acreditar que a tecnologia nos permitirá capturar “a complexidade do mundo”. Através dos qbits, que são capazes de operar formas que vão muito além dos tradicionais bits 0 e 1 da computação clássica, o executivo acredita que veremos ganhos no processamento de novas áreas da tecnologia.

“[A computação quântica] não vai funcionar para tudo. Há coisas para as quais a forma como fazemos a computação hoje será sempre melhor. Mas há algumas coisas para as quais a computação quântica abrirá uma nova gama de soluções”, disse.

Pichai reforçou, no entanto, que a computação quântica é uma tecnologia que virá no longo prazo. Segundo ele, hoje o Google trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias de correção de erros para computadores quânticos, na expectativa que eles possam funcionar de forma mais eficiente e confiável.

Em maio, vale lembrar, o Google anunciou um novo centro de pesquisa dedicado à computação quântica, localizado em Santa Barbara, na Califórnia. O espaço já conta com um grupo inicial de pesquisadores residentes.

Impostos e a liberdade da internet em risco

Questionado sobre táticas de evasão de impostos praticadas pelo Google, Pichai foi categórico, afirmando que a companhia não utiliza mais esquemas do tipo e é hoje um dos maiores pagadores do mundo.

O executivo defendeu também que o Google está de acordo com as leis de todos os países em que atua e que apoia discussões sobre a temática, como o debate sobre um imposto mínimo global para empresas. De acordo com Pichai, ao longo da última década, o Google pagou, em média, 20% de impostos.

Por fim, o executivo teceu comentários sobre a liberdade da internet, que acredita estar “sendo atacada”. A fala do executivo veio no contexto de uma pergunta relacionada ao modelo chinês, conhecido pela censura ativa da web.

Pichai não citou diretamente o país asiático, mas ressaltou, ao final de sua fala, que “nenhum de nossos principais produtos e serviços está disponível na China.”

(Com informações da BBC)

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago