Stratasys torna acessível oferta de impressão 3D para odontologia

Impressora 3D multimaterial aprimorada permite a produção de várias aplicações em um único processo de impressão,

Author Photo
8:11 am - 01 de março de 2018

Garantindo sua posição como líder em soluções de tecnologia aditiva aplicada, a Stratasys apresentou no último dia 22 uma série de inovações de manufatura aditiva integrada, destinadas a aumentar a acessibilidade da tecnologia de impressão 3D de nível profissional para uma ampla gama de laboratórios dentários. Anunciadas no LMT Lab Day, Chicago 2018, essas soluções são especificamente projetadas para ajudar no avanço da oferta de serviços de laboratório, reduzir os tempos de produção e os custos e apoiar a adoção em massa de odontologia digital.

Baseada na premiada tecnologia PolyJet de jato triplo, a impressora 3D Stratasys Objet260 Dental oferece funcionalidade de ponta para laboratórios em todos os departamentos. Com o poder de imprimir três materiais diferentes em uma única bandeja, a solução tem a versatilidade necessária para construção de guias, modelos e aparelhos cirúrgicos para vários possíveis requisitos dos pacientes.

Ao operar em modo de material único, os operadores ganham eficiência de produção com um change-over mais curto e um desperdício de material reduzido. Sua acessibilidade é ideal para laboratórios de médio porte que buscam expandir as ofertas de serviços, sem afetar a versatilidade. Investimentos atuais à prova de futuro, a impressora 3D Stratasys Objet260 Dental também pode ser atualizada para a versão \”Dental Selection\”, ampliando a capacidade de utilização para adoção de materiais digitais avançados.

A Stratasys também demonstrou exclusivamente dois novos produtos na feira, visando aumentar ainda mais a produtividade dos laboratórios. O primeiro deles é um material biocompatível flexível, o MEDFLX625, que permite que os laboratórios dentários e ortodônticos com impressoras 3D multimateriais PolyJet combinem materiais biocompatíveis flexíveis e rígidos para aplicações de impressão direta de contato a curto prazo, como aparelhos ortodônticos de colagem indireta.

Além disso, o material MEDFLX625 foi desenvolvido para ajudar os laboratórios a aumentarem ainda mais sua eficiência, ao permitir a produção em 3D tanto de guias cirúrgicas quanto modelos de implantes de tecido mole, durante uma única impressão.

“Não há como negar o poder da impressão 3D para a odontologia digital. Ela diminui significativamente o tempo de resposta, reduz os custos de mão de obra e fornece novos fluxos de receita. A impressão 3D multimaterial expande os limites do possível na odontologia hoje, ao mesmo tempo em que permite o nascimento da próxima geração de aplicações para o futuro”, afirma Mike Gaisford, diretor de soluções de saúde da Stratasys.”Nós acreditamos que os anúncios de hoje posicionam a Stratasys no comando da inovação para a área dental – e agora estamos colocando isso nas mãos de mais clientes do que nunca”.

Também foi demonstrado, no LMT Lab Day Chicago 2018, a nova tecnologia Pop-Out Part (PoP) da Stratasys, projetada para fluxos de trabalho altamente simplificados e eficientes de remoção de suporte de peças dentárias, especificamente arcos de alinhadores invisíveis. Exibida como um demonstrador de tecnologia, a tecnologia PoP acelera o suporte manual peel-off para remoção de até 500 peças/hora por operador. A solução facilita o uso da manufatura aditiva para aplicações de impressão 3D de volumes altos, o que permite aos produtores limparem milhares de arcos com investimento mínimo em equipamentos ou mão de obra.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.