Stefanini Scala promove hackathon para a Atento em parceria com a IBM

Author Photo
11:38 am - 28 de setembro de 2017
hackathon hackathon

A Stefanini Scala, coligada do Grupo Stefanini, em parceria com a IBM, realizaram um hackathon com o objetivo de desenvolver soluções para a Atento, empresa de relacionamento com cliente. Foram dois dias voltados para inovação e colaboração, que contaram com 40 participantes, entre eles profissionais da Atento da área de TI e de negócios, divididos em oito equipes.

O evento começou no dia 22 de setembro, com apresentações dos executivos das três empresas e a proposta do desafio: utilizar a plataforma IBM Cloud (que possui mais de 150 microsserviços alocados na nuvem, entre eles as APIs do Watson) para inovar e tornar o processo de vendas mais proativo e digital.

No segundo dia, os grupos tiveram 10 minutos para apresentar as soluções desenvolvidas. Ailtom Nascimento, vice-presidente da Stefanini, Marcelo Braga, vice-presidente de Software da IBM, Danilo Alcântara, superintendente de negócios da Atento, e Rafael Brito, diretor de implementação e relacionamento da Atento, foram os escolhidos para avaliar as propostas das equipes.

Marcelo Campos, Ricardo Chicci, Rodrigo Brandão, Rodrigo Simões e Luiz Silva, que compunham o Grupo 5, venceram o desafio. Cada um deles ganhou um voucher no valor de 1000 reais, válido para experiências inovadoras, que vão de viagens até passeio de balão. Para o segundo e terceiro lugar, os vouchers foram de 600 e 500 reais, respectivamente.

O Hackathon utiliza metodologias baseadas nos conceitos Design Thinking (novo caminho para a inovação é focar no ser humano, vislumbrando – na multidisciplinaridade e na colaboração – caminhos que levam soluções inovadoras para projetos e negócios) e Customer Development (abordagem para descobrir e validar hipóteses de soluções alinhadas com as necessidades e problemas identificados, por meio da busca e aprendizado com os usuários-chave para gerar resultados mais assertivos).

Filipe Cotait, diretor de Tecnologia da Stefanini Scala, ressalta que a organização vê na cocriação uma ferramenta poderosa para solucionar os desafios das corporações. “Quando pessoas com diferentes ideias se unem e trabalham em torno de um desafio, saem soluções criativas e inovadoras, que podem ajudar no desenvolvimento de uma nova ferramenta e aprimoramento do negócio do cliente.

Este é o primeiro Hackathon que estamos desenvolvendo e a ideia veio a partir de uma conversa com a Atento, que entendeu a importância da computação cognitiva e como ela pode ajudar a transformar o negócio. Foi muito recompensante ver o envolvimento de todos durante o processo de organização do evento e também no próprio dia, quando vimos a sala cheia de pessoas motivadas”, ressalta Filipe.

Flávio Henrique Ribeiro, vice-presidente de TI, Infra e Operações da Atento, ressalta que a empresa investe constantemente em inovação e colaboração e que o Hackathon vem justamente ao encontro disso. “No evento conseguimos tirar ideias equilibradas, que poderão ser implementadas e, assim, farão a diferença para nós. É importante destacar o envolvimento da Stefanini Scala, que veio para entender o modelo de negócio da Atento. A partir de agora, a tendência é que as empresas se tornem cada vez mais parceiras, com o objetivo de se preparar para o mercado do futuro utilizando ferramentas como o sistema de computação cognitiva IBM Watson”.

O evento foi realizado na sede da IBM Brasil, em São Paulo. “Foi super gratificante ver em nosso espaço os times Atento, IBM e Stefanini Scala reunidos. Dois dias juntos com um único objetivo, que é inovar, criando rapidamente soluções para o time e os clientes da Atento. Isso é ecossistema”, finaliza Marcela Vairo, diretora de parceiros comerciais Brasil da IBM.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.