Startups do setor de serviços atraem mais investidores

Author Photo
12:40 pm - 29 de fevereiro de 2016
Startups do setor de serviços atraem mais investidores
As startups do setor de serviços são aquelas que mais atraem investidores (97%), de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae-SP. Os segmentos mais visados são educação, que atrai 30% dos investidores, tecnologia (30%) e saúde (27%).
Em seguida aparecem as startups do setor de comércio (50%), indústria (47%) e agronegócio (23%).
A grande maioria dos investidores (80%) procura startups já em fase de operação, mas 63% também declararam buscar empreendedores na ideação, ou seja, ainda estruturando seu negócio. Sobre o valor dos investimentos, os aportes variam de R$ 50 mil a R$ 3 milhões.
Os segmentos de transporte/mobilidade urbana e serviços financeiros também estão na lista de favoritos, com 20% e 17% dos aportes, respectivamente. 
A pesquisa também faz um perfil do ecossistema das startups. Em geral, os empreendedores são jovens (média de 33 anos) e têm alto grau de escolaridade, mas os investidores não chegam a ser de uma geração distante: a média de idade deles é de 41 anos. 
Quase metade (48%) dos empreendedores tinha emprego antes de iniciar a startup; depois disso, 73% passaram a dedicar seu tempo integralmente a ela.
Para realizar o estudo “Lado A e Lado B – Startups”, o Sebrae-SP entrevistou com 113 empreendedores de startup, representando o Lado A, e 36 investidores/apoiadores, o Lado B da relação. Todos atuam no estado de São Paulo e as entrevistas (quantitativas e qualitativas) foram feitas entre setembro e novembro de 2015.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.