Startup paga para candidatos participarem de processo seletivo

Com três anos no mercado, taxa de turnover da empresa é inexistente

Author Photo
6:26 pm - 16 de junho de 2020
recrutamento recrutamento

A Scooto, empresa especializada em customer success, paga os candidatos que participam do seu processo seletivo, que desafia os profissionais a resolverem problemas reais do dia a dia da da startup. A última seleção ocorreu em abril, e contou com a participação de 22 profissionais. “Pagamos uma quantia por cada ticket resolvido a cada um dos participantes. É um modelo de via dupla. A candidata é paga pelo tempo dedicado ao trabalho que desempenhou, já se familiariza com a rotina e, em contrapartida, a Scooto poupa tempo com um processo seletivo eficiente que demonstra absolutamente a performance de cada candidatada”, afirma Marina Vaz.

O processo seletivo da empresa possui três etapas: envio de texto de apresentação do profissional e de justificativa acerca do interesse na vaga; onboarding da empresa e do trabalho que irá executar, e avaliação dos resultados. Ao final, quem participou da seleção é pago individualmente.

A ideia começou quando os sócios Marina Vaz e Diego Locci se depararam que havia um gargalo na contratação, sobretudo em empresas que estão começando. Para os fundadores, os detalhes que importam para a rotina dos funcionários não são revelados em uma entrevista tradicional, como organização, qualidade do trabalho e formas de procurar por uma informação.“Entendemos que o único jeito de conhecer a índole, os valores e a postura de trabalho da candidata é a observando trabalhar”, lembra Diego.

Com três anos de atuação no mercado, a empresa afirma que não há taxa de turnover, ou seja, não houve rotatividade de funcionários até o momento. “Muitos [candidatos] dizem que nunca tinham participado de um processo assim antes e que se sentiu parte do time, mesmo sendo por pouco tempo”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.