Startup iClinic reduz burocracia dos consultórios médicos e promove cultura do atendimento humanizado

Tarefas administrativas que acabam tomando tempo demais das secretárias e dos médicos são realizadas pelo software da empresa

Author Photo
1:33 pm - 14 de novembro de 2018

Olhar nos olhos dos pacientes, escutar seu histórico e todas as dúvidas que ele traz para o consultório, examiná-lo com cuidado e explicar didaticamente sobre os sintomas e o tratamento. As “regras básicas” para um atendimento humanizado à saúde não parecem muito complicadas quando listadas assim. Mas, no dia a dia, quando o médico que atua em uma pequena clínica precisa lidar com a rotina administrativa, preenchimento de prontuários e solicitação dos exames, esse atendimento que prioriza o paciente acaba sendo sufocado pela burocracia.

A percepção desse problema foi o que levou os empreendedores Felipe Lourenço, Rafael Bouchabki e Leonardo Berdu a criarem a iClinic, empresa de software na nuvem para gestão de pequenos consultórios e clínicas. A startup criou uma solução com uma série de funcionalidades que ajudam na gestão eficiente do negócio. Tarefas administrativas que acabam tomando tempo demais das secretárias e dos médicos, como preenchimento de papelada, agendamento e confirmação de consulta, são absorvidas pela solução, liberando os profissionais para um atendimento mais cuidadoso com o paciente.

“Nossa missão é oferecer gestão eficiente às clínicas e permitir que o médico exerça a medicina com excelência. Ele se preparou, no mínimo, uma década para isso e não faz sentido que tarefas burocráticas da administração dividam sua atenção. O atendimento humanizado à saúde só será possível se o médico tiver condições de se dedicar inteiramente ao seu paciente e é exatamente essa cultura que nós criamos quando absorvemos as atividades administrativas por meio da nossa solução”, afirma Felipe Lourenço (foto), fundador e CEO da iClinic.

O atendimento personalizado, que se preocupa com as particularidades de cada paciente e o trata individualmente e não com “estratégias de massa”, também é essencial para humanização da saúde. Para fazer isso, o médico precisa de organização de dados, uma vez que é impossível que ele se lembre de cada paciente. O software da iClinic também ajuda nesse sentido: ele concentra todas as informações dos pacientes e fornece gráficos de evolução do quadro de cada um deles. Além disso, a ferramenta facilita a comunicação com os pacientes, enviando lembretes das consultas e exames.

“A humanização da saúde também passa por um bom atendimento. Quando a clínica tem o cuidado de lembrar o paciente de sua consulta ou exame ela está dizendo que se importa com ele. Por mais que seja uma mensagem automática, a ação abre um canal de relacionamento, relação essa que será mantida depois com uma recepção acolhedora da secretária e o atendimento humanizado do médico”, afirma o CEO.

O criador da iClinic destaca que esse atendimento será aprimorado em breve, tendo em vista que o software ganhará a funcionalidade de agendamento online. “No dia a dia corrido as pessoas acabam se esquecendo de telefonar para as clínicas e marcar suas consultas. Com a opção de agendamento pela internet abrimos mais um canal de relacionamento entre paciente e consultório e facilitamos sua vida, agora que pode marcar sua consulta em qualquer momento pelo computador ou pelo celular”, conclui.

Resultados para as clínicas

Além da cultura do atendimento humanizado e da criação de empatia entre médico e paciente, o software da iClinic gera resultado financeiro para o negócio das clínicas médicas. Isso porque, a partir de uma gestão mais eficiente, o consultório deixa de perder pacientes e potencializa seus resultados. Só a funcionalidade que lembra os pacientes de suas consultas, por exemplo, diminui em até 30% as faltas no consultório.

“Essa ação simples ajuda a prevenir a ausência do paciente por um simples esquecimento. E, se ele realmente não puder ir, consegue informar sua ausência antecipadamente, deixando aquele horário vago para outra pessoa e evitando que o médico perca seu precioso tempo”, afirma Lourenço. Além disso, segundo o CEO, a solução da startup ainda traz a funcionalidade de gestão financeira, que previne erros e prejuízos no balanço contábil.

Lourenço também adianta que a startup lançou uma nova funcionalidade que pode reforçar o potencial lucrativo da solução. Trata-se do “perfil médico”, que é uma espécie de site do profissional. No perfil são incluídas informações como locais e horário de atendimento, procedimentos realizados, convênios parceiros, formação e foto do profissional.

“Vale destacar que o iClinic é o software médico com melhor posicionamento no Google, o que potencializa o ranqueamento dentro dos buscadores e, por consequência, gera mais visibilidade aos perfis cadastrados na plataforma”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.