Startup de Porto Alegre cria solução para combate ao Coronavírus

Ideia é usar cabines para isolar pacientes durante a coleta de exames e para descanso

Author Photo
6:11 pm - 23 de março de 2020

No último semestre, a startup SleepBoll anunciou a necessidade da implantação de 80 mil cabines para descanso de motoristas em rodovias brasileiras, visando atender ao mercado de logística de longa distância (e assim cumprir as demandas da Lei dos Caminhoneiros).

A inovação, contudo, passou a ser considerada no último mês como uma barreira sanitária em potencial aos casos registrados de Coronavírus no mundo, como uma alternativa de isolamento aos pacientes ou até mesmo como uma contingência para os profissionais da saúde.

Segundo o CEO da empresa, Luciano Paixão, os minidormitórios individuais viabilizados pela startup foram criados com o propósito de salvar vidas. “Enxergamos uma oportunidade de resolver um sério problema social instalando as cabines de descanso em postos de gasolina, pedágios e aeroportos. Neste momento, a demanda do nosso projeto cresceu. Passamos a ser uma solução ao combate ao Coronavírus a partir das nossas cabines que isolam, em hospitais, as pessoas suspeitas de contaminação enquanto aguardam diagnóstico por médicos ou exames”, explica.

A tecnologia do ozônio que acompanha as cabines quebra as partículas de ar contaminadas pelo vírus e outras substâncias prejudiciais à saúde, garantindo a descontaminação de todo o ambiente. Roupas e utensílios dentro das cabines também são desinfetados favorecendo o isolamento e a desaceleração do contágio no ambiente urbano.

Nova aplicação

As cabines de descanso da SleepBoll já vinham recebendo o aceite das entidades médicas bem antes da pandemia mundial do Coronavírus. “O atendimento médico e psicológico nas estradas, viabilizado por profissionais de medicina e da psicologia de tráfego na mesma estrutura, em convênio firmado com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e a Associação Brasileira de Pasicologia do Tráfego (Abrapsit), já é uma realidade. Com isso atuamos de forma preventiva na saúde dos trabalhadores, reduzindo substancialmente o fator de fadiga e da saúde orgânica dos motoristas”, completa Luciano Paixão.

De uma solução para a saúde dos caminhoneiros (o Brasil é o quarto colocado no ranking de número de acidentes nas estradas), o sistema preventivo da SleepBoll passa a ser um potencial aliado ao controle da epidemia do Coronavírus no Brasil.

“Se apenas no setor de logística prevíamos uma economia superior a trinta bilhões de reais por ano no custo direto do transporte e mais de cinco bilhões ao ano com valores inerentes à previdência social e SUS provocados pelos acidentes de trânsito em rodovias, nossa contribuição social se elevou exponencialmente neste momento”, observa o CEO da SleepBoll.

Com convênios firmados e previstos entre fabricantes, a entrega imediata de pedidos das cabines está garantida, segundo a empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.