Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Startup de “delivery” de serviços de TI é solução durante home office

Startup pernambucana vê seus atendimentos na área de TI aumentarem até 35% durante pandemia

Redação
11:04 am - 17 de abril de 2020
FindUp/Divulgação

Um dos grandes desafios que muitas empresas estão enfrentando em tempos de pandemia é o trabalho remoto de seus colaboradores. Organizações que não tinham o home office como parte de sua cultura, se viram obrigadas a encontrar toda – ou quase toda – sua força de trabalho exercendo suas funções de casa.

Para isso, é preciso ficar atento à estrutura que cada pessoa tem em casa para poder continuar a ser produtiva. E, para garantir um suporte de TI de forma remota, há startups que estão vendo suas demandas crescerem de forma exponencial durante este isolamento social. É o caso da startup pernambucana FindUp.

Fabio Freire, CEO e cofundador da startup, falou ao IT Forum 365 sobre as demandas da startup durante a pandemia do novo coronavírus, e de que forma terceirizar o suporte de TI para os colaboradores tem sido uma saída para companhias de todos os segmentos no Brasil.

Fundada em 2016, a startup já recebeu um aporte e se prepara para novas rodadas de investimento. Para gerenciar o exército de técnicos, que atendem em mais de 700 cidades, a equipe é enxuta: são 26 colaboradores internos. A área comercial fica em São Paulo e o desenvolvimento, em Recife. Além de Fabio, fazem parte da equipe fundadora Gustavo Ferreira, COO, e Tiago Lira CMO.

A plataforma é uma espécie de “delivery” de técnicos de TI. A empresa já possui mais de 9 mil profissionais, atuando em todas as maiores cidades do país. “Nosso maior público são empresas que tem bastante capilaridade, como redes varejistas e bancos. Então, quando quebra um computador em uma loja ou agência, a empresa aciona a FindUp e nossos técnicos chegam ao local em até três horas”, explica Fabio.

Dentre os maiores clientes da startup, destacam-se nomes como Riachuelo, Cinemark, Bio Ritmo, Santander, Banco BMG, Saint Gobain, Azul e Natura.

Para ele, com os as incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus, o objetivo da plataforma é “mais do que nunca, gerar renda para esses técnicos. Nesse momento, abaixamos nossas margens de lucro, porque nossa preocupação está com o cara lá da ponta, que muitas vezes depende exclusivamente da renda da FindUp”, diz.

Serviços

Além de consertos pontuais de hardware, a startup também realiza projetos para os clientes. “Muitos clientes estão aproveitando para implantar ações preventivas. E o melhor momento é este, porque as lojas estão vazias. Temos clientes também fazendo mudanças de layout, ou colocando wi-fi nos estabelecimentos. Estes projetos estão acontecendo porque os clientes entendem que, mesmo que seja um momento financeiramente difícil, é o ideal, porque as lojas estão fechadas.”

Depois do COVID-19, a empresa foi surpreendida por uma demanda que até então era incomum: atender funcionários em home office. “Nossos clientes sempre foram empresas que tinham muita capilaridade. Quando os funcionários estão trabalhando de casa, a persona muda. Porque todas as empresas que tem muitos funcionários, hoje, são potenciais clientes”, afirma.

Agora, com esta mudança, Fabio afirma que está se tornando comum o atendimento B2C, embora não seja o foco da empresa. Funcionários que estão trabalhando remotamente estão baixando o aplicativo da FindUp e acionando um técnico e, posteriormente, sendo reembolsados pelas empresas. Assim, o atendimento técnico terceirizado se torna uma opção viável e rápida para quem precisa.

Pelo mapa do aplicativo, é possível ver foto do técnico, distância até o local do atendimento, avaliação do profissional e informações de contato. Os serviços da FindUp contemplam todos os tipos de devices que têm IP, como câmeras de segurança e impressoras. Para se tornar técnico da plataforma, os profissionais passam por provas e análise de antecedentes criminais antes do cadastro. Depois que começa a trabalhar, os profissionais recebem uma nota para cada atendimento, e os técnicos mais bem avaliados têm preferência no recebimento de chamados.

Para garantir que todos os atendimentos aconteçam no período de até três horas a partir do chamado, a inteligência artificial da plataforma calcula a frequência de atrasos daquele profissional, a distância dele até o endereço do atendimento e até as condições climáticas da região. Caso a probabilidade de atraso seja grande, a equipe da FindUp entra no circuito para encontrar outro técnico ou reagendar o atendimento.

Segurança

Para capacitar seus profissionais de campo, a startup fundou o FindUp Academy, plataforma de vídeos de treinamento para os técnicos. Para ajudá-los a continuar atendendo durante a pandemia, a empresa orienta uma série de precauções para que o trabalho continue de forma segura, tanto para o profissional quanto para o cliente.

“Além de álcool em gel, máscaras e roupas adequadas, pedimos que os técnicos sempre higienizem mouse e teclado antes de utilizarem, e também manter uma distância segura dos clientes. Desde o início da pandemia, temos recebido elogios dos clientes e dos técnicos”, explica.

Dezenas de startups estão tomando medidas para ajudar clientes e parceiros durante a pandemia, e a FindUp não é diferente. Agora, os serviços da empresa estão em média 20% mais baratos para todos os clientes. “A gente entende a situação que estamos passando, e eu acredito que temos que passar por isso todos juntos”, garante Fabio.

Recentemente, a empresa lançou o FindUp Audit, um produto que auxilia os líderes a conhecerem de perto as condições de  trabalho de seus colaboradores. Na plataforma, é possível que quem realize o chamado monte um relatório com diversas perguntas sobre o local do atendimento – mesmo que seja a casa do colaborador em home office. Então, o técnico preenche o formulário respondendo as perguntas, sejam elas sobre qualidade de conexão do funcionário, ambiente adequado ou o que for preciso para garantir a produtividade durante a quarentena, sendo ou não com foco em TI.

A startup tem visto sua demanda subir em todas as grandes cidades do país, com um crescimento acima de 35% nos chamados após o início da pandemia. “A vida vai mudar pós-COVID-19. As relações de trabalho vão mudar, porque as empresas vão perceber que as pessoas são capazes de serem altamente produtivas trabalhando de casa. Mas, nesse momento, acredito que um desafio das empresas seja conseguir medir, de fato, a produtividade desses funcionários”, completa o CEO.

Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados