Startup cria máscara que oferece “proteção integral” contra Covid-19

Segundo empresa, equipamento oferece melhor proteção do que modelo N65

Author Photo
5:03 pm - 21 de setembro de 2020
startup máscara covid

A startup israelense ViriMask, especializada em inovações médicas, criou uma máscara de filtragem submicrônica de ar, tecnologia que viabiliza o uso prolongado da máscara para atingir um nível de proteção anti-Covid. O chassi original tem durabilidade por tempo indeterminado, enquanto que o filtro só necessita ser trocado a cada 60 horas de uso.

O nível de ventilação da ViriMask é cinco vezes superior ao da N95 ou da N99, com fluxo livre de ar. Apesar da filtração rigorosa, o equipamento não compromete a fala. Assim, enquanto as máscaras atuais conseguem reter partículas com um mínimo de 0,30 mícron de diâmetro, o produto retém corpos inertes com dimensões de 0,10 micron. O tamanho é menor que o de um único exemplar do coronavírus, de 0,12 micron. Em geral, o vírus se apresenta em gotículas ou aglomerados em torno de 0,3 mícron.

Veja também: Pesquisa da TecBan: 92% dos colaboradores se adaptaram bem ao home office

ViriMask: o fim do isolamento?

De acordo com a startup, o uso prolongado da máscara poderia “viabilizar o fim do isolamento” causado pelo Covid-19. Assim, o produto seria “equipamento de isolamento móvel” por proporcionar vedação para a boca, nariz e olhos, sem deixar qualquer espaço para a circulação do vírus nas partes sensíveis do rosto. Esta seria a inovação da ViriMask, que oferece proteção óculo-nasal, que não está disponível no mercado.

O filtro da máscara promete o bloqueio de 99,25% das micropartículas existente no ar externo, o que poderia impedir a contaminação de terceiros. A máscara também pode ser higienizada, o que permite que ela seja compartilhada. O projeto de design eliminou vãos existentes nas bordas das máscaras convencionais que servem de entrada e saída para o vírus. A área de contato com o rosto é guarnecida por um elastômetro antialérgico que não agride a pele e oferece conforto compatível com a utilização por longos períodos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.