Notícias

Startup ajuda desempregados a criarem currículo automaticamente

O Brasil conta com mais de 13 milhões de desempregados atualmente, além de registrar o número recorde de 28 milhões de pessoas subutilizadas, ou seja, que trabalham menos horas do que uma jornada regular de trabalho ou procuram emprego não compatíveis com seu perfil, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados ainda trazem que 4,9 milhões de candidatos simplesmente desistem de procurar emprego pelos mais diversos motivos, mas os principais são por falta de experiência, por idade ou pela localidade que mora.

Para mudar esse cenário, a Jobecam, plataforma de empregos e entrevistas gravadas que torna os processos de seleção mais eficientes e justos por meio da tecnologia de vídeo e inteligência artificial, acaba de lançar uma nova funcionalidade: a geração automática do currículo

É bem simples. A partir do cadastro gratuito, o candidato entra na plataforma, preenche os dados pessoais, profissionais, acadêmicos e habilidades que queira destacar nos campos sugeridos. Ao finalizar a própria ferramenta gera um currículo no formato em pdf, com design e layout compatíveis com as exigências do mercado de trabalho.

Além deste documento, a Jobecam ainda oferece outras ferramentas para ajudá-lo na busca da recolocação profissional. Entre elas, está a possibilidade de gravar um vídeo currículo, com uma apresentação de 30 segundos falando brevemente sobre si; sala de entrevistas ao vivo, em que os recrutadores podem convidar os candidatos para uma conversa “ao vivo”; entrevistas gravadas para as demais fases solicitadas pela vaga e entrevistas às cegas, em que a empresa não tem acesso às suas informações e imagem, trazendo o foco exclusivo em nas habilidades.

Segundo Cammila Yochabell, CEO e fundadora da Jobecam, de nada adianta ter uma boa qualificação profissional, uma formação acadêmica invejável, uma ótima apresentação pessoal, se na hora de colocar as informações no papel o candidato se descuida do básico. “Entre os erros mais comuns estão algumas sutilezas como fonte do texto em Comics Sans, a ausência de informações de contato e os clássicos erros de português. Tudo isso faz o recrutador descartar o candidato sem dor na consciência”, complementa.

É por isso, que a plataforma acrescentou ao seu portfólio de serviços mais essa ferramenta. A ideia é trazer um serviço completo que acompanha o candidato desde da montagem de um currículo adequado, de acordo com as exigências do mercado até uma contratação por meio de entrevistas às cegas, que traz foco nas suas reais habilidades e uma seleção mais justa e humanizada.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago