Startup acelerada por programa da Samsung e da Anprotec conecta florestas à internet

Author Photo
3:53 pm - 16 de junho de 2017

Fundada há um ano e meio, a startup Treevia Forest Technologies surgiu com o objetivo de conectar as florestas à internet, isto é, permitir o monitoramento remoto de ativos florestais, por meio da integração entre sensores IoT e tablets, usando modernas técnicas de digitalização e gerenciamento de dados, integrando tecnologia e sustentabilidade com a solução SMARTFOREST.

As florestas caracterizam-se como uma fonte renovável de recursos para diversas indústrias e, devido à sua extrema importância, o monitoramento constante é atividade obrigatória para as empresas de base florestal.

“A solução consiste em interpretar a evolução das florestas, fornecendo informações precisas sobre a sua produtividade média, taxas de crescimento e sanidade, entre outras inúmeras informações”, explica Esthevan Gasparoto, sócio e CEO da startup. “A indústria florestal ainda é limitada à obtenção de dados e informações de forma extremamente irregular, em alguns casos apenas uma vez ao ano. A solução SMARTFOREST fornece informações florestais em tempo real. A ideia é que qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo possa gerenciar a evolução de um ambiente, por meio de dados robustos gerados por nossos sensores”, complementa Esthevan.

A solução tem forte apelo global e vem recebendo reconhecimento da indústria florestal brasileira e internacionalmente. Recentemente, a startup foi contemplada com o Prêmio Global de Inovação Blue Sky Innovations Award, em Berlim, na Alemanha. A solução também chamou atenção de fundos de investimentos que investem em florestas no Brasi e que possuem seus escritórios geralmente fora do país e se interessaram pelo potencial da plataforma para utilização em escala global.

Inscrições para a terceira rodada de investimentos já estão abertas
A Treevia é uma das startups selecionadas pelo Programa de Economia Criativa Samsung-Anprotec, abrindo frente na área de Internet das Coisas com foco em Agricultura Digital. A startup recebeu apoio financeiro e mentorias em alta tecnologia, além de mentorias e capacitação em temas totalmente pertinentes à realidade da empresa.

O Programa de Promoção da Economia Criativa é uma iniciativa da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec. “O programa já avaliou mais de 400 candidatos em áreas como realidade virtual, saúde digital, educação digital, bem-estar, wearables, convergência e Internet das Coisas (IoT). 20 startups foram beneficiadas até o momento com investimentos diretos, suporte, infraestrutura, incubação, aceleração, mentorias e acesso a tecnologia e investidores”, comemora Antonio Marcon, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung e coordenador nacional do programa em parceria com a Anprotec. “A Samsung estabelece um ambiente propício para promover a educação e apoiar os desenvolvedores e empreendedores com o objetivo de acelerar aplicações inovadoras”, complementa o executivo.

As inscrições para a terceira rodada do programa já estão abertas no portal http://anprotec.org.br/samsung. Nesta rodada, o número de vagas do programa foi ampliado para até 20 startups e o investimento pode chegar a R$ 250 mil por empreendimento em áreas como Mobilidade, Realidade Virtual, Saúde Digital, Educação Digital, Agricultura Digital, entre outras. Os candidatos tem até o dia 20 de agosto para submeterem suas propostas.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.