SpaceX lança com sucesso mais 60 satélites Starlink

Com o novo lançamento, a empresa do bilionário sulafricano Elon Musk ultrapassa de 800 satélites enviados à órbita

Author Photo
10:00 am - 22 de outubro de 2020

A SpaceX lançou do Centro Espacial Kennedy da Flórida, no último domingo, outro lote de 60 satélites Starlink de transmissão pela Internet, chegando ao total de 835 satélites da marca lançados até agora.

Desse total, alguns lançados para teste foram desativados intencionalmente, outros permanecem em operação, de acordo com publicação do TechCrunch. O lançamento também incluiu um pouso controlado com sucesso e recuperação do impulsionador de primeiro estágio.

Além disso, segundo a publicação, no lançamento ocorreu a captura dupla das metades da carenagem usadas para proteger a carga durante o lançamento.

Ambas as barcaças de recuperação da SpaceX realmente pegaram as metades da carenagem enquanto saltavam de paraquedas de volta à superfície do Oceano Atlântico, mas uma das redes nas barcaças cedeu durante a captura, diz a publicação.

A equipe de recuperação está bem, de acordo com a SpaceX.

Embora o plano de recuperação não tenha saído exatamente como idealizado, a ação foi considerada uma vitória, já que a equipe acertou o posicionamento para recuperar as duas metades da carenagem, sobretudo para a reutilização futura do veículo de lançamento Falcon 9.

A empresa já lançou quase 300 novos satélites Starlink desde junho e tem planos de lançar pelo menos mais dois lotes durante o próximo mês, incluindo um lançamento provisório programado para a próxima quarta-feira, segundo o site.

O Starlink já está sendo testado internamente por funcionários e técnicos da SpaceX, e a empresa está se preparando para um beta público mais amplo para começar antes do final deste ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.