Notícias

Sonda quer negociar divisão de data center no Brasil, Chile e Colômbia

A multinacional chilena Sonda anunciou nessa quarta (11) que informou oficialmente aos órgãos reguladores que tem a intenção de vender, ou fazer “associação estratégica” com outra companhia, em sua operação de data centers para serviços de colocation (destinada principalmente a hospedagem de infraestrutura para grandes organizações e empresas de serviços web). O comunicado menciona a possibilidade de venda parcial, direta ou indireta, de ativos no Chile, Brasil e Colômbia.

“Pelo exposto, contempla-se uma eventual associação estratégica, gestão conjunta ou joint venture para os seus negócios de Facilities – Edifícios e Infraestruturas de suporte – de Data Center”, escreve a empresa em comunicado. Segundo ela, o objetivo é fortalecer a estratégia e o posicionamento dos clientes e tornar a empresa “líder em transformação digital”.

Na prática, a empresa caminha tardiamente rumo a uma tendência já antiga no mercado, em que integradores e provedores de serviços de TI não mais concentram seus próprios data centers, deixando essa operação – bastante onerosa, diga-se de passagem – para os chamados “hyperscalers”, incluindo Big Techs como Google, AWS ou Microsoft, além de provedores especialistas em data center como Equinix.

A Sonda diz que o futuro negócio contará com assessoria financeira do Santander Corporate & Investment Banking, que permitirá “avaliar alternativas para o desenvolvimento do negócio de Colocation”.

José Orlandini, CEO da Sonda, diz que a decisão visa “acelerar o crescimento de maneira sustentável na região”, e que segue “que está definido no nosso Plano Estratégico 2022-2024”.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago