Sonda apresenta Mobility, vertical focada em transporte

Vertical nasce da M2M Solutions, comprada em 2019, e coloca o segmento de transporte entre pilares estratégicos da multinacional chilena

Author Photo
8:14 pm - 30 de março de 2021

A Sonda anunciou nesta terça (30) a criação da Sonda Mobility, vertical de negócios da empresa focada em transportes. A nova marca é um rebrading da M2M Solutions, adquirida pela multinacional chilena em janeiro de 2019. A vertical oferece às operadoras de transporte um portfólio de produtos e serviços desenvolvidos para processos operacionais e administrativos que envolvem os sistemas de transporte.

Ano passado, a Mobility cresceu 300% em geração de negócios, na comparação com 2019. Segundo a companhia, graças ao desenvolvimento de produtos e a expansão da companhia.

“Após a aquisição da M2M em 2019, tivemos uma expressiva evolução nos negócios e transformação no posicionamento da empresa”, diz Affonso Nina, CEO da Sonda. Segundo ele, a união da M2M com a Sonda garantiram uma ampliação de portfólio e novos contratos no Brasil e na América Latina. “Por isso, desenvolvemos a Sonda Mobility, vertical de negócios focada exclusivamente em atender a área de transportes, consolidando o plano estratégico e a atuação da empresa no segmento.”

Leia também: Carrefour inaugura primeiras lojas autônomas em São Paulo

As tecnologias desenvolvidas dentro das soluções de videomonitoramento tornam possível verificar se o motorista está fumando, se está usando máscara, se há alerta de colisão, se está respeitando limites de velocidade, faixa de pedestres, entre outros recursos.

Desde a aquisição, a Sonda participou em mais de 50 projetos focados na vertical de transportes. A empresa possui um Centro de Excelência em Mobilidade Urbana, no Chile, e possui projetos em diversos países da região. Entre eles a Transantiago e o Metrô de Valparaíso, no Chile, a Metrobus, Gran Terminal de Albrook e o Metrô do Panamá, no Panamá, SUBE, na Argentina, o SAEF, em El Salvador e recentemente o sistema de bilhetagem do Transmetro da cidade de Guatemala.

Atualmente, a Sonda no Brasil tem mais de 400 ônibus BRT monitorados no Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, entre outros. Além de mais de 250 painéis de previsão ao usuário, 30 mil veículos monitorados com mais de 17 milhões de transações por dia, mais de 10 mil veículos integrados com bilhetagem e mais de 2000 mil vans monitoradas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.