SOMOS Educação: cultura data driven e inovação a longo prazo

Com a plataforma Plurall Store Family, empresa aposta em 'super app da educação' e avança no mercado B2C

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7:30 pm - 24 de novembro de 2021
Camila Cardoso SOMOS Educação Camila Cardoso, vice-presidente de educação digital da SOMOS Educação (Foto: Divulgação)

Em março de 2020, a chegada da pandemia de COVID-19 ao Brasil resultou na suspensão por tempo indeterminado das atividades escolares presenciais. Para algumas instituições de ensino, o novo cenário era de incertezas quanto à migração para o modelo remoto de aulas. Para outras, no entanto, a transição para a educação digital provou ser menos complicada do que o previsto, com o apoio de ferramentas já disponíveis, como a plataforma Plurall, da SOMOS Educação.

“As nossas 4 mil escolas parceiras estavam prontas para operar o ensino básico [pela plataforma] em uma semana. Passamos de 300 mil alunos para 1,3 milhão, com 100 mil professores ensinando digitalmente”, conta Camila Cardoso, vice-presidente de tecnologia educacional da companhia.

A executiva descreve a plataforma como “um meio de integração do processo de currículo, conteúdo e avaliação”, que hoje é responsável por 50% do tráfego digital do país no setor de educação privada. “A gente sempre acreditou em [desenvolver] um super app da educação, que permitisse que professor e aluno se encontrassem digitalmente”, diz.

Foi justamente a visão de transformar a Plurall em um hub de serviços digitais para pais e alunos, a exemplo dos super apps e de edtechs estrangeiras, que rendeu à SOMOS Educação o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, realizado pela IT Mídia, na categoria Educação. Ao expandir as possibilidades da plataforma com a iniciativa Plurall Store Family, a empresa adentrou um novo território em sua estratégia de negócios, que até então era focada na relação com as escolas.

Agilidade para inovar

Lançada em agosto de 2021, a Plurall Store Family teve seu primeiro MVP estruturado em menos de seis meses, em meio às demandas latentes evidenciadas pela pandemia. Foram envolvidos mais de 100 stakeholders de 24 áreas da organização, que desenvolveram os dois primeiros produtos do novo modelo de negócios. 

Engana-se, porém, quem pensa que a celeridade do lançamento não tem raízes mais profundas na cultura organizacional da SOMOS. “Educação e tecnologia não se faz da noite para o dia. É sempre um investimento de médio prazo”, afirma a vice-presidente, frisando que os resultados alcançados são fruto do investimento contínuo do grupo em educação digital desde 2012. 

Repertório híbrido

Outro aspecto que contribui para o êxito da Plurall Store Family é o que Camila Cardoso entende como seu repertório de liderança, combinando experiências de mercado e produtos que vão do ensino básico ao superior. Antes de se graduar em Administração, Camila cursou o ensino técnico profissionalizante em computação, mas a bagagem em TI só teria um papel de destaque em sua carreira mais adiante. Depois de uma passagem de quase sete anos pela consultoria Bain & Company, a executiva migrou para o setor de educação, atuando em empresas do Grupo Cogna.

Em 2013, já na Kroton Educacional (hoje parte da holding Cogna Educação), Camila assumia o desafio de incubar um novo negócio que criava ensinos técnicos profissionalizantes dentro de universidades privadas. No decorrer de um ano e meio, o produto se tornou o segundo maior da companhia. 

Para a líder de educação digital, o sucesso do projeto pode ser creditado à cultura analítica da organização, que possibilitou “criar inteligência de negócios e gerar receita com agilidade”. Naquela época, a Kroton já utilizava robôs no processamento de dados, posicionando a tecnologia no centro dos negócios, a despeito de abordagens mais tradicionais do setor de educação. Com o big data no cerne da operação, as próximas iniciativas de educação digital da Cogna seguiram valorizando a atividade analítica das equipes de TI.

Novos serviços e nova estratégia

Foi a análise de dados que trouxe à Camila Cardoso e seus squads a noção de que existia uma oportunidade não explorada pela empresa em sua plataforma Plurall. Segundo a executiva, mais de 30% das famílias recorrem a atividades de reforço escolar para complementar a experiência de aprendizado dos alunos. “A família se dá conta de que a escola sozinha não faz o trabalho de individualização do ensino dos estudantes”, afirma, mencionando que as necessidades de aprofundamento escolar foram acentuadas pela pandemia.

“A gente aprendeu muito com a experiência do usuário. Decidimos não apenas ser um super app de educação para as escolas, numa visão B2B, mas ajudar também a família que sente a necessidade de contratar serviços digitais para seu filho”, conta Camila. Além disso, os dados apontavam para uma discrepância de aprendizagem entre os alunos, revelando variações no desempenho que poderiam ser sanadas com o apoio da tecnologia.

Assim, o foco da SOMOS Educação passou a ser em dois novos produtos, disponíveis na Plurall Store Family e voltados para os próprios alunos e responsáveis. O primeiro, chamado de Adapta, usa inteligência artificial para entender o percurso de cada aluno e propor soluções personalizadas, com trilhas de aprendizagem sugeridas por algoritmos. 

Já o Meu Prof é um serviço de aulas de reforço escolar 100% online, que conecta alunos e professores particulares pela plataforma Plurall. Neste modelo, é possível escolher a disciplina, horários e valores que melhor se adequam às necessidades e rotina dos alunos.

A virada B2C

Os próximos passos da estratégia de negócios da SOMOS Educação incluem o benchmarking com edtechs ao redor do mundo, com o objetivo de absorver novas ideias para expandir a atuação no país. “Somos obcecados pela educação do futuro e pela ciência da aprendizagem. Este é o próximo patamar. Olhar para fora é essencial. Israel, Estados Unidos, China, estão de fato mais evoluídos no que tange a novos produtos digitais na educação. O Brasil começou a pensar nisso depois da pandemia, mas a SOMOS sempre olhou muito para o que acontece internacionalmente”, diz Camila.

A executiva menciona as possibilidades de outros serviços digitais (telemedicina, psicopedagogia e até serviços financeiros) na Plurall Store Family como um dos caminhos para a empresa no longo prazo. “Esses dois produtos abrem portas para muito mais evolução e novos serviços na Plurall Store Family. Acreditamos que boa parte da nossa receita passa a ser menos do ensino tradicional, como a venda de livros didáticos, e mais de serviços oferecidos diretamente para as famílias no modelo B2C. Temos a possibilidade de ser uma nova empresa em cinco anos. É uma novo SOMOS, um novo negócio digital liderado por nós”, conta a vice-presidente.

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