Soluti lança solução em nuvem em parceria com Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Pesquisa realizada pela IDC Brasil revela que até 80% das informações médicas, em algum momento, já circulam em serviços de computação ou via mobile. Isso significa dizer que, cada vez mais, documentos como laudos e prontuários são transmitidos de forma eletrônica. E o mecanismo seguro que garante autenticidade, confidencialidade e integridade a essas transações eletrônicas é a Certificação Digital.

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), com o intuito de implementar o serviço da Certificação Digital entre suas instituições, foi em busca de várias empresas do mercado, para desenvolver uma solução que proporcionasse maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos aos seus associados. E a Soluti, foi a que melhor atendeu aos preceitos dos hospitais membros da Anahp.

Por meio da parceria, a Soluti, segunda maior Autoridade Certificadora do país, inovou e desenvolveu o Certillion Cloud Saúde, uma solução pioneira no mercado, que armazena Certificados Digitais do tipo A3 em nuvem.

O Certillion Cloud Saúde é um modelo de serviço para assinatura digital de documentos do segmento de saúde, com validade jurídica. É facilmente integrado aos principais sistemas hospitalares e laboratoriais, e dispensa o investimento em equipamentos e infraestrutura, já que toda a solução funciona em nuvem. “Com o Certillion Cloud Saúde, o profissional poderá acessar o seu Certificado Digital de onde estiver, com mobilidade e segurança”, explica Cristiane Faria, Key Account da Soluti.

Segurança

Um dos principais benefícios do Certillion Cloud Saúde está no seu nível de segurança. Ele conta com um segundo fator de autenticação para comprovar que a pessoa por trás da assinatura digital é realmente quem diz ser – o primeiro acontece quando se acessa o sistema interno do hospital, e o segundo é via aplicativo instalado no smartphone.

Enquanto o sistema busca o Certificado Digital do profissional na nuvem, o Certillion Cloud Saúde já envia uma mensagem ao dispositivo móvel do médico, solicitando a senha para uso. Isso faz com que o Certificado Digital seja utilizado apenas pelo seu titular, evitando que qualquer outra pessoa assine o documento em seu lugar.

Há de se destacar também a questão da praticidade proporcionada pela solução, já que o processo de assinatura digital é feito de forma mobile – através do aplicativo Certillion, instalado no smartphone do usuário – com opção offline. “Mesmo que não haja conexão com a Internet, é possível fazer a autenticação e usar o Certificado Digital em qualquer lugar e a qualquer hora. E o fato de estar na nuvem, dispensa o uso dos tokens ou smartcards”, diz Cristiane.

Flexibilidade

É comum os profissionais da saúde atuarem em várias instituições da mesma rede hospitalar. Com o Certillion Cloud Saúde, o médico, por exemplo, consegue otimizar o seu tempo e dar maior celeridade nos processos, ao assinar documentos como prontuários eletrônicos de pacientes, receitas e laudos de forma digital e mobile. “Nossa solução centraliza as identidades digitais de todo o corpo clínico em um único HSM (repositório em nuvem), e esse recurso elimina a necessidade do médico de se deslocar, e de ter um Certificado Digital para cada hospital credenciado”, completa Faria.

Validade

O Certillion Cloud Saúde se destaca por ser a primeira solução do mercado a utilizar Certificados Digitais do tipo A3 em nuvem, com validade de cinco anos (renováveis por mais cinco), e com recorrência anual, ou seja, o hospital só paga pelos Certificados dos profissionais ativos no ano.

Diferente de todas as demais soluções, que utilizam certificados do tipo A1, válidos por apenas um ano, ou do tipo A3 em token ou smartcard, válidos por três anos. Além do mais, este último ainda interfere na questão da rotatividade (turnover) nos hospitais. “Muitas vezes, a instituição paga pelo certificado de três anos e o profissional não permanece todo este período no hospital, o que acarreta em perdas e prejuízos”, destaca a executiva.

Hospital Oswaldo Cruz

Diversos hospitais, espalhados pelo Brasil, já estão em fase de implantação do Certillion Cloud Saúde. A nova unidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, é uma delas. “Optamos por substituir a ferramenta de Certificação Digital anterior pelo Certillion Cloud Saúde por conta de uma série de fatores, como: facilidade na implantação, integração com os sistemas que usamos no hospital, geração de melhor performance – mais rapidez e agilidade, o que pode ser percebido, inclusive, no processo de internação. Mas acima de tudo, pela questão da segurança no momento de efetuar a assinatura digital. Por funcionar por meio de um dispositivo mobile, é mais difícil que o titular do Certificado Digital compartilhe um objeto de uso pessoal, como seu celular, do que os cartões e tokens. Apesar da adoção do Certillion Cloud Saúde ter ocorrido há pouco tempo, já temos registrado feedbacks positivos da nossa equipe médica, que aponta o fato de dispensar a necessidade de carregar o smartcard ou token e da segurança, como principais benefícios trazidos pela nova solução”, conta Fabio Gamer, coordenador Gerente de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Recent Posts

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

10 horas ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

11 horas ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

12 horas ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

14 horas ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

16 horas ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

17 horas ago