Soluções para um data center mais sustentável

Author Photo
12:44 pm - 29 de maio de 2017

Por trás de uma grande empresa existe sempre um data center bem estruturado e com tecnologia de ponta. Mas é preciso também pensar na infraestrutura necessária para que ele opere de maneira otimizada. A climatização é fundamental para que os servidores não superaqueçam e possam operar normalmente. Para a Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, garantir a funcionalidade dos equipamentos de forma correta aumenta a confiabilidade, segurança e eficiência do sistema e ainda contribui para evitar falhas de hardware, muito comuns quando ocorre o superaquecimento. O problema maior é que a climatização necessária dentro do data center pode consumir muita energia.

“Os custos de energia e climatização representam cerca de 45% do total de consumo de energia de um data center. Como o custo da energia está alto, manter um sistema antigo pode ser impactante para a empresa. É estratégico adotar soluções para adequar a companhia em um modelo de data center sustentável”, destaca Alan Satudi, gerente de desenvolvimento de negócios da Schneider Electric.

Segundo o Greenpeace, os data centers e os equipamentos de computação em geral consomem 1,5% da energia global e emitem cerca de 2% dos gases do efeito estufa. Os números mostram que é fundamental considerar fatores de eficiência energética e preservação do meio ambiente dentro do DC.

Para Satudi, dentre as soluções que visam uma maior sustentabilidade, algumas destacam-se, entre elas: a utilização de energia a partir de fontes renováveis, a adoção de um projeto adequado para o data center, o planejamento e otimização das operações e o manuseio eficaz de racks e CPUs através de gerenciamento adequado.

São soluções simples e possíveis de se implementar. “É importante frisar que a sustentabilidade é transversal e deve ser natural. Tudo o que melhora a eficiência do sistema diminuindo o consumo de energia é sustentável e, portanto, vale a pena investir para depois economizar”, conclui o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.