Soluções de segurança M2M ganham autonomia com SIM Cards

Atualmente, Verisure utiliza 40 mil SIM Cards em dispositivos de segurança graças a parceria com a Arqia

Author Photo
12:43 pm - 10 de dezembro de 2019

O mercado de equipamentos de segurança, seja residencial ou empresarial, tem ganhado novos players e um certo gás com novas tecnologias. Este é o caso da Verisure, há mais de 30 anos no mercado de segurança e presente em 16 países.

A empresa trabalha com sistemas de alarme capazes de armazenar vídeo e voz na rede. Seus produtos também podem enviar alertas e imagens quando sensores identificam alguma atividade suspeita.

Mas, tratando-se de autonomia, as soluções utilizam conectividade Machine-to-Machine (M2M), que é quando os próprios dispositivos interagem entre si num mesmo ambiente. Em parceria com a Arqia, a Verisure tem adotado SIM Cards nos próprios painéis para manter estável o funcionamento dos dispositivos.

Tanto em residências quanto em negócios, por exemplo, a conexão entre máquinas faz com que as câmeras possam se comunicar com os alarmes ou fechaduras eletrônicas. Os SIM Cards são adotados, então, para monitorar o ambiente em caso de suspeitas.

Essa conectividade, normalmente, se difere da rede comum utilizada nestes espaços. Ela também independe de fios, fazendo com que a central de monitoramento tenha um link direto com os dispositivos de segurança.

Mariana Maaze, Diretora de Marketing da Verisure, diz que a solução traz velocidade de resposta para departamentos de monitoramento. Sobre a parceria com a Arqia, ela cita uma metodologia ágil como apoio para novos projetos.

“O ponto principal que contribuiu para a decisão de um fornecedor em conectividade M2M que atendesse ao nosso modelo de negócio foi a estabilidade na comunicação e no mapa de cobertura”, disse Maaze.

A Verisure cita que utiliza 40 mil SIM Cards da Arqia em seus próprios dispositivos. Os chips são híbridos e podem utilizar redes de mais de 400 operadoras nacionais e internacionais. “Atuamos com a missão de possibilitar a transmissão de conectividade das coisas para diferentes plataformas e nuvens”, comentou Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.