SoftBank Corp. investe US$ 513 milhões para adquirir fatia majoritária da Cubic Telecom

De olho no mercado de veículos conectados, SoftBank está adquirindo uma participação de 51% na startup de Dublin

Author Photo
10:16 am - 06 de dezembro de 2023
SoftBank

O SoftBank Corp., o braço de telecomunicações da gigante japonesa SoftBank Group, fechou um acordo de investimento de US$ 513 milhões para adquirir uma fatia majoritária de 51% da Cubic Telecom, uma startup com sede em Dublin especializada em soluções de conectividade para veículos e outros dispositivos.

Atualmente, a Cubic Telecom já fornece soluções de rede baseadas em software para que veículos e outros dispositivos se conectem às redes móveis em mais de 190 países, abrangendo um total de mais de 17 milhões de veículos. Com essa injeção de capital, a empresa planeja continuar expandindo sua tecnologia e presença global, almejando conectar ainda mais veículos nos próximos anos.

Veja também: Nuvemshop adquire a Perfit e aposta em IA

Os números mostram o ritmo acelerado de crescimento da Cubic Telecom, que atualmente integra cerca de 450 mil novos veículos mensalmente em sua plataforma. Essa taxa está prevista para aumentar exponencialmente nos próximos cinco anos, de acordo com a empresa, em linha com as projeções de que até 2030, cerca de 95% dos novos veículos serão vendidos com conectividade sem fio integrada.

A participação majoritária da SoftBank Corp. consolida a Cubic Telecom como subsidiária. Segundo informações do TechCrunch, Barry Napier permanece como CEO, com assento no conselho. Daichi Nozaki, vice-presidente sênior de Negócios Globais da SoftBank, e outras duas pessoas designadas pela empresa se juntarão ao conselho, com os três assentos restantes ocupados pelos investidores existentes da Cubic Telecom, incluindo a CARIAD (Volkswagen) e a Qualcomm.

Além do segmento automotivo, a Cubic Telecom está explorando maneiras de aplicar sua infraestrutura e parcerias em outros setores, como a indústria agrícola, onde ferramentas conectadas e equipamentos autônomos estão ganhando espaço.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.