Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Soft skills nas empresas de TI: por onde começar?

O termo refere-se às habilidades consideradas comportamentais, como comunicação, criatividade, liderança e resiliência

Rui David
14:03 pm - 24 de março de 2020
Shutterstock

No passado, era comum enxergar as equipes de TI como responsáveis apenas pela parte técnica e, consequentemente, sem contato e relacionamento com as demais áreas de uma empresa. Dessa forma, esses profissionais tinham os papéis menos importantes nas decisões estratégias da organização. Contudo, hoje a situação se inverteu. Com a importância cada vez maior dos recursos tecnológicos em nosso dia a dia, esses colaboradores amadureceram suas posições e exercem um papel fundamental no ambiente corporativo – graças, principalmente, à aceitação das soft skills.

O termo refere-se às habilidades consideradas comportamentais, como comunicação, criatividade, liderança e resiliência, e que complementam as hard skills, que são os conhecimentos técnicos aprendidos para determinada profissão. Uma pesquisa realizada pela Career Builder, em 2014, já mostrava que as soft skills são consideradas tão importantes quanto as habilidades técnicas para 77% dos gestores. Apesar disso, um levantamento recente da Capgemini indica que 60% das corporações enfrentam uma crise em desenvolver esse conceito entre seus funcionários.

Ver profissionais de TI se aprimorarem tecnicamente, mas não desenvolverem capacidades de gestão ou de organização é comum ainda hoje em todos os setores. No entanto, por mais importante que a capacidade técnica seja, é essencial que outros fatores como liderança, comunicação e priorização de demandas sejam levados em conta durante a contratação ou estruturação das equipes.

No entanto o conceito tem que estar na cultura da corporação. Estimular as soft skills deve estar na missão e nos valores da empresa, permitindo que todos os funcionários, principalmente aqueles de tecnologia, possam visualizar essa oportunidade no dia a dia. Os responsáveis pela gestão e líderes devem cobrar isso das pessoas e dentro da rotina de trabalho. Desenvolver um processo completo de programação e avaliação dos colaboradores permite analisar e acompanhar cada etapa de desenvolvimento daquele indivíduo.

Além disso, o próprio profissional de TI deve ter em mente que as empresas buscam, cada vez mais, funcionários que tenham essas habilidades comportamentais já desenvolvidas. Nos últimos anos há um movimento em que corporações de diferentes setores estão igualando as soft skills com as hard skills como aptidões necessárias para diferentes funções. No universo da tecnologia, com a evolução das metodologias ágeis e as particularidades do mercado de trabalho, a busca é por colaboradores que estejam aptos para resolver não só a parte técnica, mas também o lado comportamental. A pessoa não é mais avaliada pelo seu conhecimento tecnológico, mas pela capacidade de se comunicar, liderar e se organizar.

Estamos vivendo uma revolução tecnológica que está impactando a forma como vivemos no mundo e esse movimento de desenvolvimento comportamental e cognitivo no mercado de trabalho ficará mais evidente no futuro. Como falamos cada vez mais de tecnologia, é natural buscarmos evoluir com as práticas que constroem essas soluções no dia a dia. Seja na seleção ou no desenvolvimento, temos visto que as empresas estão passando a considerar e a avaliar as soft skills em seus profissionais. É uma situação interessante, pois forma profissionais de TI mais versáteis e com uma visão completa do negócio em que atuam, com capacidade de opinar e dar sugestões diretamente relacionadas ao que estão vivenciando diariamente. 

*Rui David é CTO da Nimbi

Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados