Social selling: redes sociais ampliam oportunidades de negócios

Você sabia que, hoje, um em cada três casamentos começa on-line, em aplicativos de paquera ou redes sociais? Que, a cada dois segundos, um novo perfil é aberto no LinkedIn? Que 90% das decisões atuais em B2B sofrem influência das redes sociais?

Os costumes da geração Z, como a ativa presença nas redes sociais, têm impactado as relações entre consumidores e empresas e até mesmo o modelo de compras B2B. Esse foi o foco da palestra “Social selling e o mercado 4.0 de TI: como vendi um projeto de 7 milhões usando a internet?”, proferida hoje (18/10) no palco Business Technology do IT Forum Expo 2018 por Ricardo Augusto Custódio de Lima, executivo da empresa Vendas Sociais e consultor de social selling com vasta experiência em vendas B2B.

Vendas sociais

Na palestra, os participantes foram convidados a conhecer o poder das internet e das redes sociais em termos de negócios, já que, nesses serviços, há espaço para a manifestação de preferências particulares e, consequentemente, campo para análise de dados de mercados potenciais e direcionamento de público. Mais do que isso, as redes podem impulsionar as vendas continuamente, o que interfere diretamente nas estratégias B2B e B2C. Não por acaso, conforme apresentou Lima, 77% das decisões em empresas atualmente são tomadas com informações oriundas da internet, e 74% das vendas ocorrem sem a presença física de um vendedor.

A interação e a adesão cada vez maior à tecnologia também têm afetado a empregabilidade, tanto no setor de TI quanto em outros mercados. “A tecnologia muda comportamentos, influencia comportamentos, e isso muda a empregabilidade”, diz Lima, que está em processo de desenvolvimento do Power In, uma ferramenta de social selling 100% nacional voltada ao LinkedIn.

Um dos aspectos mais visíveis dessa influência é a tendência de chegada ao mercado de uma mão de obra altamente qualificada (mão de obra 4.0), oriunda sobretudo da geração Z, que tem assumido cargos de gestão, alterado a forma de fazer negócios e conduzido processos disruptivos. “Hoje, é fundamental, para empresas e profissionais, conhecer tecnologia, extração de dados e saber transformar esses dados em informação e conhecimento”, finaliza.

Recent Posts

Sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar

Os sites e serviços online do governo do Rio Grande do Sul estão inoperantes ou…

7 horas ago

Populos, Instituto Eurofarma e Positivo Servers & Solutions lançam programa de capacitação para jovens de baixa renda

A Populos Tecnologia em parceria com o Instituto Eurofarma, uma organização sem fins lucrativos fundada…

9 horas ago

Confira tudo o que aconteceu no IT Forum Trancoso 2024!

Terminou no domingo (05) o IT Forum Trancoso, edição que celebra os 26 anos dos fóruns…

10 horas ago

OpenAI enfrenta novas queixas de privacidade na UE

A OpenAI encontra-se novamente no centro das atenções devido a preocupações crescentes com a privacidade…

12 horas ago

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

13 horas ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

14 horas ago