Snowden projeta case para smartphone que mostra quando dados são monitorados

Author Photo
2:07 pm - 22 de julho de 2016
Snowden projeta case para smartphone que mostra quando dados são monitorados

Edward Snowden ajudou a projetar um case para smartphones chamado “motor de introspecção” que, segundo ele, vai mostrar quando um smartphone está transmitindo informações que poderiam ser monitoradas.

Em apresentação via vídeo em evento no MIT Media Lab, em Cambridge, nos Estados Unidos, Snowden e o codesigner, Andrew “Bunnie” Huang, mostraram como o dispositivo se conecta a diferentes transmissores de rádio de um celular, deixando seu proprietário saber quando o celular, Wi-Fi ou conexão Bluetooth estão sendo usados para compartilhar ou receber dados.

O motor de introspecção mostra uma pequena tela monocromática embutida em seu invólucro para mostrar se o telefone está realmente transmitindo dados. O aparato também pode servir como carregador portátil para iPhone e cobrir a câmera traseira.

De acordo com os inventores, a tecnologia, projetada para iPhone, pode desligar a fonte de alimentação do telefone quando detecta que um rádio está transmitindo dados após seu proprietário tentar desligá-lo.

O dispositivo é um projeto acadêmico e nem de longe está pronto para o mercado de massa, mas ainda pode influenciar a forma como os consumidores veem os “dispositivos de rastreamento”.

O projeto é uma extensão do trabalho de Snowden para informar ao público sobre as capacidades de vigilância disponíveis nos governos ao redor do mundo. Em junho de 2013, ele revelou informações sobre programas de vigilância em massa da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), para qual ele trabalhava.

Apesar da inovação, Snowden e Huang dizem que não há garantia de que o dispositivo nunca será mais rastreado. “No próximo ano, esperamos um protótipo para verificar a capacidade do mecanismo de introspecção”, escrevem eles.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.