Smiles mira uso de blockchain para acelerar transferência de milhas

Blockchain é a próxima aposta da Smiles para acelerar processos de transferência de milhas em seu programa de fidelidade. Segundo Túlio Oliveira, diretor de tecnologia e operações da empresa, o processo para transferir pontos atualmente dura cerca de dez dias, tempo que seria reduzido para instantes com o uso da tecnologia – espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, sem necessidade de um intermediador.

O executivo conta que a Smiles está em conversas com a Loyyal, empresa de Nova Iorque (EUA) que está desenvolvendo uma plataforma de fidelidade com blockchain. “O foco é ter a primeira prova de conceito em 2018”, afirma Oliveira, em entrevista ao IT Forum 365.

A iniciativa vai ao encontro da estratégia da companhia de ir além da compra de passagens para prover uma experiência de viagem completa aos seus clientes. A empresa lançou recentemente uma plataforma de marketplace, além de serviços para reservas de hotel e aluguel de carros – todos com o formato de tradicionais players do mercado on-line, mas com a vantagem de acumular ou utilizar milhas.

Comunidade

A grande aposta de Oliveira com o uso de blockchain é ganhar velocidade, confiabilidade e confiança nos processos. Mas ele está ciente que isso não dependerá somente de seus esforços. Isso porque o conceito do blockchain exige que os outros parceiros dos processos de transações também façam parte do novo formato, algo que Oliveira está disposto a liderar e iniciar um verdadeiro movimento no mercado de programas de fidelidade.

“Temos parceiros mais adiantados e outros que não sabem nem como começar”, comenta. “A Loyyalt diz que o blockchain é uma tecnologia óbvia para o mercado de fidelidade por conta da facilidade de interconexão”, completa Oliveira.

Foco em inovações

Segundo o executivo, o foco estratégico da Smiles, definido com o CEO da companhia, Leonel Andrade, é apresentar uma nova inovação a cada três meses. O blockchain está nessa rota, mas outro produto já apresentado foi o chatbot por meio do Facebook Messenger. A intenção da empresa é que o assistente virtual consiga auxiliar os mais de 12 milhões de clientes a consultar e se cadastrar nas promoções vigentes, além de encontrar mais informações sobre o programa.

Ainda, novas funcionalidades, como emissão de passagens, aluguel de carros, assinatura do Clube Smiles e resgate de produtos e serviço no Shopping Smiles, serão implantadas até o final deste ano. O próximo passo do chatbot será a integração com o WhatsApp, que anunciou o início de serviços corporativos.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

7 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

8 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

9 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

11 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

11 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

12 horas ago