Smartphones farão vídeos em 8K com desempenho de PCs em 2020

Segundo a Qualcomm, o novo Snapdragon 865 terá desempenho excelente para jogos, se comparando até mesmo a computadores

Author Photo
5:43 pm - 04 de dezembro de 2019

Nesta quarta-feira (4), durante o segundo dia do Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm apresentou mais detalhes sobre seus novos chips/plataformas que estarão em smartphones no próximo ano.

Com o Snapdragon 865, voltado para smartphones top de linha, a empresa traz melhorias de desempenho, conectividade, inteligência artificial e mais.

Um ponto importante é Modem Snapdragon X55 5G, responsável pela conectividade de quinta geração. O modem é capaz de atingir velocidades de até 7,5 Gbps.

Melhorias em conectividade

Com o Modem-RF utilizado no novo chip, a Qualcomm também introduziu tecnologias capazes de oferecer cobertura e velocidade de dados consistentes, mas com redução no uso de energia.

Em comparação com o modem X50, que atinge picos de 5 Gbps, o salto para 7,5 Gbps é importante (na velocidade de download). O novo X55 também suporta a banda de 6 GHz, incluindo mmWave e sub-6 nas frequências TDD e FDD.

O novo modem oferece suporte ao Wi-Fi 6 (picos de 1,8 Gbps) e multi-SIM, com roaming 5G global. Em adição, a Qualcomm traz melhorias de conectividade Bluetooth “fones de ouvido sem fio”, “reduzindo assim a latência e aumentando a vida útil da bateria”.

Desempenho de desktop

Em comparação com o chip anterior, o Snapdragon 855, o novo Snapdragon 865 traz a nova CPU Kryo 585, que segundo a empresa “oferece até 25% de melhoria no desempenho”. A nova GPU Adreno 650 também tem desempenho até 25% superior em relação as gerações anteriores.

Em comunicado, a Qualcomm promete que “o Snapdragon 865 permite que você jogue, capture, faça tarefas ao mesmo tempo e se conecte como nunca antes”.

A Qualcomm também disse que o novo chip traz uma nova experiência para quem curte jogos. Ele traz, agora, o Desktop Forward Rendering, que permite aos desenvolvedores criarem jogos mais realistas.

qualcomm snapdragon 865 mobile platform block diagram

Os jogadores também poderão atualizar as suas GPUs com drivers disponibilizados pelas próprias fabricantes. A empresa ainda promete compatibilidade com jogos com HDR (High Dynamic Range); taxa de atualização de 144 Hz; e melhorias nas cores representadas com o Game Color Plus.

O Snapdragon Game Performance Engine será responsável por atualizar e ajustar, em microssegundos, o sistema do seu aparelho para melhorar o desempenho dos games. A alta promessa de aproximar smartphones de computadores deverá aparecer nos primeiros smartphones high-end de 2020.

Inteligência Artificial

Durante a apresentação, a empresa também anunciou a 5ª geração do Qualcomm AI Motor. Com novas ferramentas de software para Inteligência Artificial, a empresa garante “um desempenho incrível para as últimas câmeras, áudio e experiências de jogo”.

Com o Snapdragon 865, as capacidades de IA são duas vezes mais poderosas do que a última geração, com 35% de ganho de eficiência energética.

Tendo em vista a adesão de assistentes virtuais inteligentes, a Qualcomm também adotou uma solução de alta eficiência (menos de 1 mW de consumo) para suportar sistemas como o Google Assistente ou Alexa. Esta novidade se chama Qualcomm Sensing Hub.

Fotografia ampliada

qualcomm snapdragon 865 5g mobile platform chip back

Sobre fotografias, a Qualcomm anuncia um novo Processador de Sinal de Imagem (ISP, na sigla em inglês) que opera em até 2 gigapixels por segundo. Isto significa que smartphones serão capazes de capturar vídeos em 4K HDR “com mais de um bilhão de tons de cores”.

O upgrade também abre portas para que vídeos em 8K sejam capturados; ou, na mesma ponta, tirar imagens de 200 megapixels. Para termos uma noção, somente recentemente vimos o primeiro smartphone com câmera de 108 MP.

As novidades para a câmera incluem, também, diminuir a velocidade dos vídeos para até 960 fps com alta qualidade. Nas filmagens, também será possível utilizar o Dolby Vision.

A Qualcomm une sua solução de IA com o novo ISP de velocidade gigapixel para identificar diferentes paisagens, pessoas e objetos. A empresa cita que tais itens poderão “ser tratados individualmente para uma foto verdadeiramente personalizada”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.