Categories: Notícias

Smartphones conduzem crescimento do mercado de dispositivos móveis

Os embarques globais de dispositivos móveis (PCs, tablets, ultramobiles e smartphones) vão atingir a marca de 2,5 bilhões de unidades em 2015, crescimento de 2,8% em comparação com o ano anterior, de acordo com o instituto de pesquisas Gartner. Em termos de investimento, PCs e ultramobiles registarão queda de 7,2%, somando US$ 226 bilhões.

Excluindo o impacto do aumento das taxas de câmbio, as despesas globais com dispositivos de computação vão cair 3,1% em 2015. O mercado global de PCs está a caminho de um total de 306 milhões de unidades em 2015, retração de 2,4%.

As projeções da IDC são parecidas, mas mostram crescimento mais no longo prazo. Segundo a consultoria, o mercado total combinado de smartphones, tablets, dispositivos ‘dois em um’ e PCs deverá crescer de 1,8 bilhão de unidades em 2014 para 2,5 bilhões de unidades em 2019. Durante esse período, o mercado de smartphones vai salta exponencialmente e representar a maioria dos embarques totais de dispositivos conectados inteligentes (SCD, na sigla em inglês), superando o volume total de embarques de tablets e PCs.

Em 2010, lembra a IDC, os PCs ainda eram responsáveis pela maior fatia do mercado de dispositivos SCD, com as categorias de desktop e notebook combinadas representando cerca de 52,5% dos embarques versus 44,7% para smartphones e 2,8% para tablets. Em 2014, smartphones representaram 73,4% dos embarques totais, enquanto PCs caíram para 16,8% e tablets aumentaram para 12,5%. Em 2019, a IDC espera que o market share seja de 77,7% para smartphones, 11,6% para PCs e 10,7% para tablets.

Segundo Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, a queda nas compras de PC acontecerá em razão da valorização do dólar. De acordo com ele, esse cenário fará com que fornecedores de PC elevem os preços para manterem-se rentáveis.
Tom Mainelli, vice-presidente do Programa de Devices da IDC, aponta que o crescimento de smartphones continua acelerado, sendo a opção preferencial dos consumidores, desafiando o salto dos mercados de PCs e tablets. Ele observa ainda que aparelhos ‘dois em um’ mostram forte potencial de expansão.

O Gartner alerta também que o mercado de smartphones não vai crescer igualmente para todos os modelos. O instituto de pesquisas indica que marcados emergentes vão mostrar mais interesse por dispositivos móveis e phablets vão ganhar a preferência dos consumidores. Melissa Chau, gerente de pesquisa sênior par Mobile Devices do Gartner, informa que em 2014, 73% dos smartphones foram enviados para os mercados emergentes. Em 2019, a expectativa é de 80%.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

12 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

12 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

14 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

15 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

16 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

17 horas ago