Slack estende a automação do fluxo de trabalho em aplicativo

Software de colaboração espera tornar mais fácil a criação e compartilhamento de automações de fluxo de trabalho sem a necessidade de código

Author Photo
4:30 pm - 18 de novembro de 2021
logo slack em smartphone

O Slack é conhecido por muitos com uma simples ferramenta para mensagens entre equipes, mas, para muitos outros usuários, a capacidade de conectar aplicativos e automatizar ações é parte fundamental do seu apelo.

Com isso em mente, a empresa anunciou um redesenho de seu mecanismo de fluxo de trabalho projetado para tornar automações mais acessíveis a uma gama mais ampla de usuários. As mudanças foram reveladas no evento Slack Frontiers 2021.

As atualizações têm como objetivo estender os recursos existentes que permitem aos desenvolvedores personalizar aplicativos e automatizar fluxos de trabalho dentro do aplicativo. Isso inclui as APIs da plataforma Slack para desenvolvedores e o Workflow Builder, uma plataforma sem código lançada há dois anos que permite que usuários não técnicos criem suas próprias automações.

É um foco importante para o Slack, que disse que mais de 400.000 usuários criaram fluxos de trabalho desde a introdução do Workflow Builder, que foi criado após a aquisição em 2018 da Missions, uma startup especializada nesta área. No ano passado, o Slack adicionou a capacidade de incluir ações em aplicativos de terceiros em fluxos de trabalho com o lançamento de “steps for apps” (equivalente a “etapas para aplicativos”).

As atualizações mais recentes – previstas para chegar em 2022 – expandem suas ambições de ajudar os usuários a personalizar o software para atender às suas necessidades individuais.

“O que sempre quisemos foi dar às pessoas o equivalente a blocos de Lego que elas pudessem recombinar, porque existem tantas ações que são comuns”, disse Stewart Butterfield, CEO do Slack, em um briefing pré-gravado, destacando que as automações podem preencher a lacuna entre sistemas de registro e trabalhadores em funções de negócios sem a necessidade de desenvolvedores. “Se você é um vendedor ou administrador de benefícios de RH, tem uma ideia muito melhor de onde está o atrito e onde estão as dificuldades e os desafios na maneira como você usa o software”.

Os usuários e desenvolvedores do Slack podem criar fluxos de trabalho usando “blocos” – essencialmente, trechos de código que acionam ações no Slack, como a criação de um novo canal ou o início de interações entre aplicativos de terceiros – que podem ser combinados em blocos maiores para fluxos de trabalho de várias etapas mais complexos.

Uma mudança importante é que esses blocos também podem ser compartilhados com outros usuários do Slack através do envio de um link. O destinatário pode então editar ou “remixar” a automação para atender às suas próprias necessidades, adicionando ou removendo etapas, por exemplo. As alterações precisam ser feitas no Workflow Builder.

Essas atualizações devem tornar as automações de fluxo de trabalho mais acessíveis aos usuários do que agora é possível com o Workflow Builder, disse Steve Wood, Vice-Presidente de Produto da plataforma de desenvolvedor do Slack. Em vez de instalar um aplicativo e ele aparecer como um comando de barra, por exemplo, os novos mecanismos de fluxo de trabalho “fornecem uma biblioteca desses blocos, então você tem mais em seu arsenal para automatizar o trabalho”, disse ele.

“Para ter um HQ digital, você precisa personalizar seu espaço da mesma forma que faria com seu ambiente de escritório: tornamos o mecanismo de fluxo de trabalho fundamental para personalizar o Slack”, disse Wood.

As melhorias no próprio Workflow Builder incluem uma nova interface de arrastar e soltar e a adição de lógica condicional que permite aos usuários estruturar fluxos de trabalho em torno de instruções “if/then” (estrutura de seleção equivalente a “se/então”).

Também será possível conectar vários aplicativos em um único fluxo de trabalho, disse Slack, com informações atualizadas automaticamente em aplicativos separados – permitindo fluxos de trabalho mais complexos. Por exemplo, uma notificação de resposta a incidente do PagerDuty pode acionar a criação de um problema no Jira, enquanto um incidente mais grave também pode abrir um novo canal de equipe no Slack para coordenar uma resposta.

Embora as mensagens baseadas em canais por si só possam melhorar as comunicações, a integração com ferramentas de terceiros também é importante, disse Wayne Kurtzman, diretor de Pesquisa do IDC. Ele citou uma pesquisa recente do IDC que a integração de aplicativos externos em ferramentas de software de colaboração pode resultar em um tempo de conclusão de projetos 77% mais rápido.

“O Slack sempre buscou ser os 2% de um orçamento de TI que tornam os outros 98% mais valiosos”, disse Kurtzman. Ele descreveu a nova abordagem de blocos de construção do Slack como “uma metáfora fácil com grande potencial para melhorar a maneira como os indivíduos trabalham – mesmo sem qualquer experiência de codificação”.

As mudanças na plataforma provavelmente ampliarão o apelo dos recursos de automação do Slack entre os usuários não técnicos, disse Angela Ashenden, Analista Principal da CCS Insight.

“Simplicidade e capacidade de reutilização são realmente essenciais, especialmente para organizações que são mais novas em automação e criação de aplicativos no Slack, porque você precisa reconhecer que as pessoas não querem reinventar a roda todas as vezes”, disse ela.

Os movimentos mais recentes também fazem sentido para o Slack, uma vez que continua a competir com o Microsoft Teams, reforçando seus pontos fortes existentes como uma plataforma de integração e automação, disse Ashenden.

“Sempre foi um desafio para o Slack em termos de como eles se diferenciam do Teams, então esse recurso de ‘hub’ com automação e foco no trabalho em vez de apenas chat é cada vez mais importante. É uma área-chave onde eles estão investindo por razões óbvias”, disse ela.

Na Frontiers, o Slack também anunciou novas ferramentas para desenvolvedores, incluindo uma interface de linha de comando, kit de desenvolvimento de software e a capacidade de hospedar dados na infraestrutura do Slack para simplificar a construção de aplicativos na plataforma.

Outras atualizações incluem uma expansão do número de usuários externos que podem acessar os canais compartilhados do Slack Connect. O Slack Connect foi lançado no ano passado, simplificando a comunicação com parceiros externos por meio de canais de compartilhamento e mensagens diretas, sem exigir contas de convidados. No próximo ano, o limite do número de organizações que podem compartilhar um único canal será aumentado de 20 para 250.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.