Sistemas robóticos poderão prever riscos de quedas

Author Photo
12:02 pm - 20 de fevereiro de 2017

Sistemas robóticos de detecção de movimento poderão ser aliados de idosos para prever com alto nível de precisão riscos de quedas. No futuro, as redes de sensores poderão interpretar dados de movimentos e contatar parentes ou equipe de suporte quando uma pessoa estiver em risco.

Estudo realizado em um centro de moradia de idosos no estado do Missouri, nos EUA,  descobriu que indicadores, incluindo um declínio súbito na velocidade de caminhada, estavam ligados a uma chance de 86% de ter uma queda nas próximas três semanas. Os idosos monitorados pelo sistema, que permitiram que os clínicos interviessem antes que os ferimentos ocorressem, poderiam viver independentemente por 1,8 anos mais do que aqueles sem a tecnologia.

Os cientistas estão agora trabalhando para criar uma espécie de Big Brother com sistemas de software de inteligência artificial para automaticamente interpretar dados de movimento e enviar mensagens de texto para familiares ou equipe de apoio quando uma pessoa estiver em risco ou tenha sofrido uma queda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.