Signify impulsiona adoção de iluminação para internet das coisas no Brasil

A Signify, antiga Philips Lighting, empresa mundial de iluminação, anunciou recentemente o lançamento no Brasil da Interact, plataforma IoT baseada na nuvem voltada ao público profissional que permite aos seus usuários aproveitar todo o potencial da iluminação conectada.

Foram apresentados, no Brasil, alguns produtos do Interact tanto voltados à cidade quanto a lojas e escritórios. No quesito cidades está o Interact City que, além de ajudar a melhorar a segurança e a economia de energia por meio do gerenciamento e programação de efeitos de luz, ele também aponta quando deve ser realizada a manutenção de uma luminária, facilitando a eficiência na manutenção. Para monumento, pontes e outros espaços que permitem o show de luzes tem o Interact Landmark que permite, dentre outras coisas, monitorar, gerenciar e programar a iluminação arquitetônica facilitando a criação e a ativação de shows de luzes remotamente, simplificando a manutenção e otimizando o investimento.

Visando um uso em espaços internos, foi criado o Interact Office, que possibilita o uso de dados para entender como o escritório é usado e, assim, otimizar seu espaço. Ele utiliza diferentes configurações de luz para facilitar a colaboração, melhorar a concentração e energizar os funcionários, dando total controle da iluminação aos colaboradores que podem realizar mudanças em cada ponto de luz através do seu smartphone.

Também para espaços internos foi lançado o Interact Retail focado em lojas e que permite que haja um agrupamento, divisão e programação da iluminação conectada para suportar serviços que aumentem o engajamento dos clientes, além de melhorar a produtividade da equipe.

Com ele, é possível criar espaços de varejo flexíveis, acionando comportamentos específicos de compradores por meio de zoneamento e camadas de luz, e oferece ofertas baseadas em localização para compradores em seus smartphones por meio do aplicativo da loja. Outras duas soluções de iluminação voltada para IoT, o Interact Industry e o Interact Sport – voltadas respectivamente para indústria e arenas esportivas – serão lançadas globalmente pela empresa, ainda em 2018.

“O Brasil continua representando um importante potencial de crescimento para nós na Signify e estamos comprometidos em trazer a mais recente tecnologia de nossas soluções inteligentes de iluminação para o benefício das pessoas”, disse Daniel Tatini, diretor geral do Brasil da Signify. “À medida que a iluminação se torna verdadeiramente inteligente, nossos produtos, sistemas e serviços para a Internet das Coisas criam soluções que produzem dados para os usuários e oferecem benefícios além da iluminação”, acrescentou.

Um novo relatório produzido pela Signify e pelo World Council on City Data (WCCD) confirmou que as cidades poderiam economizar energia e reduzir a emissão de CO2 em quase dois terços com a introdução da iluminação LED inteligente. O estudo revelou que a cidade de Los Angeles fez uma economia de energia de 63% em 2016 implementando um sistema desse tipo.

A Signify implementou essas tecnologias de economia de energia na América Latina, em lugares como a ponte de Manaus no Brasil e a cidade de Buenos Aires, na Argentina. A Signify, anteriormente conhecida como Philips Lighting, já instalou 29 milhões de pontos de luz conectados em todo o mundo e planeja que todos os novos produtos LED produzidos sejam conectáveis até 2020.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago