Siemens e Google Cloud cooperam para simplificar implantação de soluções de IA no chão de fábrica

Nova cooperação busca otimizar processos fabris e melhorar a produtividade no chão de fábrica com aplicações da tecnologia em escala

Author Photo
1:01 pm - 23 de abril de 2021

Nova cooperação do Google Cloud e da Siemens deverá integrar as tecnologias de nuvem de dados e inteligência artificial/machine learning (IA/ML) do Google Cloud com as soluções de automação de fábrica da Siemens para ajudar os fabricantes no processo de inovação industrial. Com a parceria, as empresas pretendem simplificar a implantação de inteligência artificial na fábrica, capacitando funcionários e melhorando a qualidade geral.

Embora já se saiba que os dados impulsionem os processos industriais de hoje, muitos fabricantes continuam a usar software legado e vários sistemas para analisar as informações da planta. A solução, no entanto, consome muitos recursos e requer atualizações manuais frequentes para garantir a precisão. Além disso, ainda que muitas empresas tenham implantado soluções em IA em suas unidades fabris, muitas ainda sofrem para implantar a tecnologia em escala em suas operações globais.

“O potencial da inteligência artificial para transformar radicalmente o chão de fábrica está longe de se esgotar. Muitos fabricantes ainda estão presos em ‘projetos-piloto’ de IA hoje – queremos mudar isso”, disse Axel Lorenz, Vice-Presidente de Controle da Factory Automation da Siemens Digital Industries. “Combinar a tecnologia IA/ML do Google Cloud com as soluções da Siemens para Industrial Edge e operação industrial será uma virada de jogo para a indústria de manufatura”.

Ao combinar a nuvem de dados do Google Cloud e os recursos de IA e ML com o portfólio de Digital Industries Factory Automation da Siemens, os fabricantes poderão harmonizar seus dados de fábrica, executar modelos de IA/ML baseados em nuvem sobre esses dados e implantar algoritmos na borda da rede, segundo a empresa alemã. Isso permite aplicações como inspeção visual de produtos ou previsão do desgaste de máquinas na linha de montagem.

O objetivo da cooperação é tornar a implantação de IA em conexão com o Industrial Edge – e seu gerenciamento em escala – mais fácil, capacitando os funcionários enquanto trabalham no chão de fábrica, automatizando tarefas rotineiras e melhorando a qualidade geral, diz a empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.