Setor eletroeletrônico espera retomada do crescimento para 2017

Author Photo
1:10 pm - 27 de outubro de 2016
Setor eletroeletrônico espera retomada do crescimento para 2017

O setor eletroeletrônico mira 2017 como o ano da retomada. É o que mostram os dados da Sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Segundo o levantamento, 71% das empresas pesquisadas estão projetando crescimento, 28% estabilidade e apenas 1% queda.

A pesquisa identificou que um dos principais motivos dessa perspectiva positiva reside na condução da política econômica do País. De acordo com o levantamento, 85% das empresas pesquisadas acreditam na capacidade do governo de aprovar, junto ao Congresso, medidas necessárias para a retomada do crescimento econômico.

“O encaminhamento da PEC do teto dos gastos do governo, a desaceleração da inflação e redução da taxa de juros, iniciada no último dia 19 pelo Copom, geram expectativas positivas para o setor, mas a efetiva retomada das vendas deve ser lenta e deverá ocorrer a partir do próximo ano”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato. Ele ressaltou, no entanto, que o governo precisa agir efetivamente para que as expectativas positivas se concretizem.

Barbato acrescentou ainda que o crescimento esperado para 2017 ainda será pouco significativo para recuperar as perdas de 2015 e as previstas para 2016. “A capacidade ociosa da indústria não diminuirá muito rapidamente”, conclui.

Por enquanto, o cenário é de espera. O desempenho das vendas do setor eletroeletrônico não mostrou reação em setembro. Segundo os dados da Abinee, 63% das empresas pesquisadas tiveram seus negócios abaixo do esperado. A utilização média da capacidade produtiva, no mês de setembro de 2016, foi de 70%, considerando 100% a capacidade total da empresa. Este resultado ficou um pouco acima dos atingidos nas sondagens anteriores, que variaram entre 66% a 69%.

Para o fechamento de 2016, 33% das empresas estão prevendo crescimento, 49% queda e 18% estabilidade. A previsão da Abinee é de que o faturamento do setor tenha uma queda real de cerca de 9% ao final do ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.