Setor de TI é o que mais contrata recém-formados, segundo o LinkedIn

Desenvolvedores estão entre os profissionais mais procurados pelas empresas na plataforma

Author Photo
3:57 pm - 14 de junho de 2021
linkedin vagas em tecnologia

Dados inéditos do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, apontam que a área de tecnologia lidera com o maior número de vagas voltadas para os profissionais recém-formados. O levantamento “Guia LinkedIn: Recém-formados 2021” mostrou ainda um aumento do total de oportunidades remotas para quem está entrando no mercado de trabalho. De 2020 para 2021, o volume de posições abertas neste modelo cresceu de 1,5% para 13,7%, entre 1º de janeiro e 31 de março.

Leia também: 7 dicas imperdíveis de LinkedIn para profissionais de tecnologia

Segundo a plataforma, estes são os 10 setores com maior oferta de empregos para recém-formados entre janeiro e março de 2021: 

1. Software e serviços de TI
2. Bens de consumo
3. Manufatura
4. Mídia e Comunicações
5. Serviços corporativos
6. Finanças
7. Varejo
8. Educação
9. Energia e Mineração
10. Assistência médica

Cargos mais procurados

Além disso, o levantamento também mostra os cargos que cresceram mais rapidamente no período. Entre as 15 posições mais buscadas pelos recrutadores, quase metade é na área de TI. Confira: 

1. Vendedor(a)
2. Auxiliar Administrativo
3. Desenvolvedor(a)
4. Técnico(a)
5. Promotor(a)
6. Técnico(a) mecânico(a)
7. Contador(a)
8. Engenheiro(a) de software
9. Desenvolvedor(a) Dotnet
10. Desenvolvedor(a) Frontend
11. Desenvolvedor(a) web 
12. Operador(a)
13. Associado de escritório 
14. Analista de informações
15. Analista de Tecnologia da Informação

“O setor de tecnologia vem oferecendo uma série de oportunidades para os profissionais e, por conta das características da área, também acaba refletindo muito na consolidação do trabalho remoto. Entre os cargos que estão crescendo mais rapidamente, destaque para os desenvolvedores web, frontend e dotnet, além dos engenheiros de software, por exemplo, que já têm cerca de 40% das posições com  possibilidade de home office. Estes são achados importantes e podem ajudar a orientar o direcionamento de carreira dos que estão chegando no mercado agora”, afirma Guilherme Odri, editor do time editorial do LinkedIn. 

O estudo revelou ainda que as regiões que concentram o maior número de vagas publicadas são São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Goiás, respectivamente.  

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.