Com digitalização, setor de logística deve liderar crescimento em 2024
Para especialista, empresas do setor devem investir em tecnologia, desenvolvimento de produto, competência humana e análises preditivas
O setor de logística é um dos que mais cresce no Brasil. Com a previsão de crescimento da economia brasileira para 2024, a expectativa é que este mercado acelere ainda mais. De acordo com a projeção da Transparency Market Research, o mercado de logística mundial deve atingir US$ 15,273 bilhões até 2027. Já no Brasil, o setor pode crescer mais 50% até 2024, segundo o levantamento feito pela MCC-ENET.
Entretanto, Walker Batista, Sócio e Diretor de Modelagem e Inovação da Linear Softwares Matemáticos, destaca que a baixa maturidade digital das empresas do setor e o gerenciamento ineficiente do grande volume de dados gerados por essas companhias ainda serão desafios pertinentes para o avanço neste ano. Por outro lado, abre oportunidades para as empresas avançarem seus planos de transformação digital. Para ele, alguns desafios desse mercado podem ser minimizados e até mesmo erradicados com o uso da tecnologia, como o uso de soluções matemáticas.
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‘’Em 2023 observamos importantes passos sendo dados em relação a inteligência generativa e digitalização de processos empresariais. Porém, quando o assunto é a inteligência de dados e a gestão eficiente desses ativos, sobretudo na cadeia logística, ainda temos um longo caminho pela frente’’, ressalta.
Na visão de Batista, o setor deve investir de forma significativa em quatro itens básicos: tecnologia, desenvolvimento de produto, competência humana e análises preditivas. “A tecnologia é um ponto que pode e deve unir esses quatro pontos, já que ela permite otimizar processos, oferecer versatilidade, mais agilidade e principalmente maior competitividade’’, explica.
Análise preditiva impulsionará o lucro em 2024
A análise preditiva é um ramo da análise avançada que faz previsões sobre resultados futuros usando dados históricos combinados com modelagem estatística, técnicas de mineração de dados e machine learning, e é uma ferramenta poderosa para orientar a tomada de decisões gerenciais em diversas etapas e áreas de um negócio, como: estabelecer a rota mais barata e mais rápida, decidir o modal de transporte, calcular o espaço necessário para estocar, transportar produtos e até mesmo para estabelecer estratégias que diminuam a emissão de poluentes. Batista destaca que trata-se de uma aliada crucial para potencializar lucros, diminuir perdas e projetar de forma eficiente direcionamentos e novos investimentos para a cadeia logística.
‘’Quando inserimos esse processo de dados em estratégias de logística, conseguimos prever problemas e antecipar soluções antes mesmo que eles surjam. Essa análise avançada é crucial para estabelecer rotas e modais de transporte, gastos com deslocamento de carga, diminuição da taxa de ruptura e diversos outros fatores que impactam diretamente no faturamento e lucro de um negócio’’, detalha o executivo.
Expectativas para o setor
Segundo o estudo Own Your Transformation, do IMB IBV (Institute for Business Value), 67% dos líderes brasileiros de supply chain consideram a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Esse percentual é o maior entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa.
‘’Os números do mercado demonstram que ainda existe um longo caminho até a total adesão de tecnologias que de fato são meticulosamente projetadas para otimizar processos complexos de supply chain. Não é incomum vermos grandes empresas com inúmeros processos de gerenciamento de dados manuais, o que acaba ocasionando em inúmeras perdas facilmente evitáveis com uma solução robusta de gerenciamento’’, analisa o diretor de modelagem e inovação.
Com maior percentual de crescimento do PIB, alta projeção de crescimento do setor de logística e espaço mercadológico para crescer, a expectativa é que em 2024 o mercado de supply chain injete ainda mais investimentos em tecnologia, justamente para preservar sua cadeia de produção.
‘’Embora o Brasil ainda tenha um índice médio de maturidade digital empresarial, pudemos observar uma maior procura e priorização do uso de tecnologia nesses projetos. A expectativa, é que em 2024 o setor cresça ainda mais com o auxílio de soluções matemáticas para orientar a tomada de decisões, empoderando seus usuários no gerenciamento de seus negócios’, finaliza Batista.
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