Setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos retrai 24% em 2022

Para aliviar números do setor, associação Eletros aposta no 5G e outras datas comemorativas do varejo

Author Photo
1:28 pm - 12 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

O setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos apresentou retração de 24% nas vendas do varejo nos primeiros cinco meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, revelou a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). Segundo a associação, foram comercializados 31,49 milhões de unidades de produtos neste ano, contra 38,99 milhões em igual período de 2021.

“Nossos resultados estão diretamente vinculados ao poder de compra da população que vem sendo prejudicado pela inflação alta, que diminui a renda das famílias, e o aumento na taxa de juros que eleva as restrições e inibe o consumidor a buscar crédito para adquirir nossos produtos. O dólar acima de patamares desejáveis também dificulta”, destaca o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

Leia mais: 5G pode somar R$ 81,3 bi ao PIB se implementação for rápida

Fatores como aumento nos custos dos insumos, a Guerra da Ucrânia, a escalada nos preços do petróleo e o aumento nos fretes internacionais, por sua vez, influenciam na produção e vendas, preocupando a indústria. “Temos assistido uma reação negativa em cadeia com aumento dos custos da matéria prima e nos transportes. Isso acaba impactando nossos fornecedores e, consequentemente, nossas indústrias”, analisa Nascimento.“Nossas indústrias estão comprometidas com a manutenção dos preços dentro do possível, garantindo operacionalidade de seus negócios. Entretanto, os aumentos muitas vezes são inevitáveis quando se trata de um problema estrutural, que afeta toda cadeia produtiva, se desdobrando até o varejo”, acrescenta.

Para aliviar números do setor, há expectativas para o início das operações do 5G que, deve estimular progressivamente lançamentos em séries de produtos conectados. “Nossas indústrias já estão preparadas para atender esta nova demanda que irá impactar todas as nossas linhas de produtos. Se antes a conectividade era algo restrito aos televisores, agora novas categorias já foram ou estão sendo criadas para atender estas novas demandas de consumo”, indica Nascimento.

O cenário para o segundo semestre também promete melhorias tendo em vista que o período concentra importantes datas para o varejo, como a Black Friday e o Natal. Da mesma forma, a Eletros espera que a Copa do Mundo, que será realizada no final do ano no Qatar, possa se converter em aquecimento nas vendas de alguns produtos, em especial de televisores.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.