Notícias

Setor de educação apresenta maior interesse em uso de Cloud BI

O interesse e a adoção do Business Intelligence na nuvem está se acelerando devido à pandemia do COVID-19, quando o isolamento social é uma medida tomada em diferentes nações de todo o mundo. Mais da metade das empresas entrevistadas em uma pesquisa sobre a solução afirma que o Cloud BI é crucial ou muito importante para suas iniciativas hoje e no futuro.  

“O interesse constante na implementação de nuvem de BI e analytics reflete uma transição confiante de tecnologias e iniciativas, uma vez gerido com recursos internos”, disse Jim Ericson, Diretor de Pesquisa da Dresner Advisory Services

O relatório da ‘Dresner’ Services indica que os entrevistados da América do Norte e da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) são os principais defensores da computação em nuvem. A importância em 2020 é a mais alta em P&D, seguida pelo gerenciamento executivo e operações, como serviços de manufatura e cadeia de suprimentos.  

O Estudo de Mercado de Computação em Nuvem e Inteligência de Negócios 2020 analisou as tendências e atitudes de implantação do usuário final em relação à computação em nuvem e business intelligence (BI).  

A nona edição da pesquisa, que faz parte da série de estudos Wisdom of Crowd, é baseada em dados coletados sobre tendências de uso e implantação, produtos e fornecedores. A pesquisa divide o nível de satisfação como crucial, muito importante, importante, um pouco importante ou não importante. 

“Começamos a monitorar o interesse e a adoção do Cloud BI em 2012, quando o mercado era incipiente. Desde então, observamos um crescimento constante nas implantações de aplicativos de BI em nuvem pública, com as organizações citando benefícios substanciais das implementações tradicionais locais. E, com a atual pandemia do Covid-19, esperamos que isso acelere”, disse Howard Dresner, Fundador e Diretor de Pesquisa da Dresner Advisory Services.  

Cloud BI

De acordo com o estudo, o Cloud/Software como Serviço (SaaS) é a 12ª iniciativa mais estratégica em BI entre os 37 tópicos em estudo, com uma alta histórica de 54% dos entrevistados indicando que o BI em nuvem é crucial ou muito importante.  

Em comparação com 2018, quando o sentimento das nuvens experimentou uma recuperação acentuada, o sentimento médio aumentou em 2019, e em 2020 continua seu aumento de 3,22 para 3,4 (bem acima do nível de “importante”). 

Do grupo de 15 recursos mais valiosos para as empresas, quatro são consideradas prioridade: integração/qualidade de dados/ETL, visualização avançada, consulta ad-hoc e relatórios de produção. As prioridades de classificação mais baixa em 2020 incluem análise de vídeo, análise de mídia social, processamento de eventos complexos e análise de linguagem natural. 

Setenta e dois por cento dos fornecedores de software corporativo descrevem o Cloud BI como crucial para suas estratégias de entrada no mercado, em comparação com 65% em 2019. Após o COVID-19, o estudo prevê que 95% ou mais dos fornecedores de software corporativo considerem o Cloud BI como um “deve ter”, uma vez que toda organização está agora distribuída.  

O relatório identifica ainda que os fornecedores de BI estão se mostrando hábeis em ouvir e responder às necessidades dos clientes, pois definiram estratégias de transição para clientes, desde modelos no local até modelos de implantação em nuvem hospedada ou privada. 

Pela importância de função, quase 90% dos departamentos de P&D classificam o Cloud BI como crucial e muito importante para iniciativas atuais e futuras, liderando todos os departamentos em toda a empresa. A maioria das equipes de gerenciamento executivo também vê o Cloud BI como crucial e muito importante para as estratégias e iniciativas em andamento.  

Manufatura, cadeia de suprimentos e serviços que juntos representam Operações, são os terceiros com maior probabilidade de adotar o Cloud BI este ano, com 50% dos departamentos considerando o Cloud BI crucial e muito importante para os planos atuais e futuros.  

Quanto aos provedores de BI de nuvem pública, o Microsoft Azure é considerado por 44% das empresas como crucial para suas operações em andamento, liderando todos os outros provedores de nuvem pública, e 77% das empresas o considera crucial ou muito importante para as operações em andamento.  

O Amazon Web Services é a segunda opção, com 33% considerando crucial e 66% crucial ou muito importantes. O Google Cloud é a terceira opção: 22% consideram crucial e 41% combinam as pontuações crucial e muito importante. 

Utilização da ferramenta

A adoção atual do Cloud BI é mais alta em Manufatura (58%), Serviços Financeiros (40%) e Serviços Corporativos (40%). Quando o uso e as avaliações atuais do Cloud BI são levados em consideração, os Serviços Financeiros lideram todos os setores. Apesar de Educação ter o menor número de usuários ativos atualmente, é o setor que apresenta os planos mais ambiciosos.  

Segundo o relatório, a proliferação do COVID-19 aumentou o interesse do setor nas plataformas baseadas em nuvem de forma muito rápida e, até então, imprevisível. Pouco mais de 30% das instituições de ensino médio consideraram o Cloud BI crucial, um número que provavelmente saltou em 50% ou mais devido ao distanciamento COVID-19 e restrições de trabalho remoto.  

Arquitetura

Os requisitos mais importantes da arquitetura Cloud BI das organizações de tecnologia incluem conexões de aplicativos em nuvem, multilocação e suporte a NoSQL.

As empresas de serviços corporativos relatam a mais alta importância para o suporte de banco de dados relacional, conectores de clientes abertos e consultas em tempo real para aplicativos em nuvem de terceiros.  

As organizações educacionais atribuem pontuações de alta importância aos requisitos de conectores para aplicativos locais, atualizações automáticas, API de serviços RESTful / Web, conectores de banco de dados em nuvem e virtualização de dados. Os Serviços Financeiros são mais atraídos pelo suporte de banco de dados multidimensional. 

Segurança

As empresas de Serviços Financeiros defendem os requisitos de segurança do Cloud BI em suas organizações, com ênfase específica no PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento).  

As empresas de serviços financeiros também lideram todos os setores na adoção dos controles de auditoria ISO 27018 (Proteção de dados pessoais), SOC 1 e SOC 2, relatórios SOC 3 e auditoria SSAE 16.

A manufatura lidera em cinco dos padrões de segurança que pertencem às implementações do Cloud BI, sendo o mais notável o HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde). 

Tecnologias complementares

O setor de Educação lidera na variedade de conectores de dados do Cloud BI em que confiam para a integração com aplicativos e plataformas de terceiros. O setor deu as notas mais altas às integrações do Google, Dropbox, Qualtrics, Zendesk e Box.  

Neste quesito, as organizações de tecnologia preferem o Google Drive e o Jira, enquanto Manufatura supera todos os outros no que diz respeito à integração do Salesforce.

O interesse mais substancial das organizações de serviços corporativos está no Google AdWords. As empresas de serviços financeiros lideram em vários conectores, incluindo Slack, Instagram, Twitter e YouTube, entre outros. 

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

6 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

7 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

8 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago