Notícias

Sete razões pelas quais sua nuvem vai falhar

De acordo com a Gartner, uma empresa com uma política corporativa “sem nuvem” em 2020 seria tão rara quanto uma empresa operando hojes sem Internet. A IDG estima que 70% das empresas norte americanas estão executando pelo menos uma aplicação na nuvem hoje e esse número deverá atingir 90% nos próximos 12 meses. Em outras palavras, em um par de anos uma empresa fora da nuvem será difícil de encontrar.

Um ambiente de nuvem eficientemente implantado pode levar à agilidade e redução de custos. Mas para cada  benefício que a nuvem pode trazer, há uma desvantagem correspondente em um ambiente mal implantado. É por isso que você precisa proceder com cautela ao delinear sua estratégia de nuvem e evitar essas sete principais razões que levam os ambientes de nuvem a falhar:

* Desconsiderar todas as opções. Escolher um player de nuvem importante para sua migração tem seus benefícios, mas muitas empresas decidem antes de terem tido a chance de explorar completamente as opções de nuvem. É cada vez mais difícil mover-se entre fornecedores uma vez que você tenha feito sua escolha. Por esta razão, você precisa ser extremamente cuidadoso ao examinar as opções de nuvem, e considerar cuidadosamente como seu ambiente irá evoluir nos próximos anos. Isto é especialmente importante, dado que a indústria está tendendo para a abordagem multi-cloud.

* Falhar na comunicação interna. As decisões em nuvem são cada vez mais compartilhadas com as áreas de negócio, capazes de obter seus próprios recursos de nuvem. Os orçamentos de “Shadow IT” estão aumentando. Muitas organizações têm lutado para ajudar equipes de TI a serem avalistas das equipes de negócio em suas estratégias de nuvem. Por esta razão, os executivos precisam criar uma linha de comunicação  que facilite para as áreas de negócio trazer seus objetivos para a mesa, e a TI possa avaliar os recursos necessários para atingir realisticamente esses objetivos.

* Não atualizar seu kit de ferramentas. Para muitos profissionais de TI, a mudança para a nuvem significa aprender um novo conjunto de habilidades, o que requer um investimento em treinamento e tempo em todos os aspectos. Em primeiro lugar, os profissionais de TI precisam entender os objetivos e requisitos de negócios para discutir o serviço em nuvem correto a adquirir, implantar e gerenciar. Agora, mais do que nunca, os profissionais de TI precisarão entender os serviços em nuvem disponíveis para eles e como cada um deles pode beneficiar sua organização.

* Construir segurança muito tarde. Segurança está consistentemente no topo da lista de questões que as empresas terão que enfrentrar ao se deslocarem para a nuvem, e precisa ser considerada nos primeiros passos. À medida que a força de trabalho se torna mais conectada, as organizações precisam tomar todas as medidas possíveis para garantir que os dados da empresa estejam protegidos. Isso significa que a TI precisa ter o treinamento e as ferramentas necessárias para combater as ameaças à segurança desde o primeiro dia.  As empresas precisam entender claramente o que o provedor de nuvem irá proteger e o que sua equipe irá proteger.

* Migrar rápido demais. Mover-se para a nuvem precisa ser um movimento lento. Uma área do negócio de cada vez, para que toda a equipe se sinta confiante na migração em cada etapa do caminho. Por esta razão, você deve iniciar a migração com as unidades de negócios menos críticas, para que a equipe possa se familiarizar com o processo de implantação antes de mergulhar nas unidades de maior valor. As migrações em nuvem levam tempo e precisam ser construídas em escala. Organizações que empurram suas equipes para a nuvem rapidamente colocam toda a sua infraestrutura de nuvem em risco.

* Otimizar mal os custos . Muitas organizações erram ao adotar modelos de precificação comuns às nuvens. Cerca de 35% dos gastos com nuvens são, em última análise, desperdiçados. É muito comum para as empresas subutilizem suas VMs, pagando por instâncias que não serão usadas. Isso pode fazer com que o custo da manutenção da nuvem dispare. Se você não tiver cuidado ao expor sua estratégia de manutenção em nuvem, terá dificuldade em justificar seu orçamento para a equipe executiva.

* Não ter interesse na adoção de novas tecnologias. Novas tecnologias trazem oportunidades interessantes para a inovação. No momento, muitos departamentos de TI estão investigando as possibilidades que a automação, a aprendizagem de máquina, os data centers definidos por software (SDDCs), etc podem trazer para os seus negócios. As empresas que não conseguem tirar proveito de toda a gama de oportunidades que a nuvem pode trazer ficarão para trás no próximo capítulo da revolução da nuvem.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago