Sete dicas de etiqueta no grupo de WhatsApp do trabalho

Com o crescimento do trabalho distribuído, é ainda mais importante saber as regras para fazer um bom uso da ferramenta

Author Photo
2:37 pm - 14 de outubro de 2020
dicas whatsapp trabalho

Hoje, o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais ágeis no dia a dia das pessoas no âmbito pessoal e profissional. Além disso, as diversas funcionalidades do aplicativo multiplataforma instigam a criatividade dos usuários. Mas é preciso ter muito cuidado quando a finalidade é trabalho. Rogerio Bragherolli, especialista em empregabilidade com 35 anos de expertise em recursos humanos, aponta sete regras de etiqueta no grupo de WhatsApp corporativo. Conheça elas:

Foco na segurança

Atenção à segurança da informação. O WhatsApp não é uma ferramenta oficial. Por isso, compartilhar planilhas, documentos importantes e informações confidenciais pode ser perigoso. Além de perder a rastreabilidade.

Seja objetivo no aplicativo

Transparência, objetividade e educação na maneira de se comunicar. A conduta deve ser estritamente profissional. Diferente de um grupo entre amigos.

Use com o um propósito claro

Ter um propósito claro com o grupo: para discutir vendas, ou budget, aprovações de marketing etc. É uma ferramenta ágil, desde que bem utilizada.

Leia também: IBM, USP e Fapesp inauguram Centro de Inteligência Artificial

Use senha

É importante ter a ferramenta com senha para evitar qualquer tipo de problema envolvendo a segurança dos seus dados.

Não compartilhe dados supérfluos

Nunca compartilhar fotos, discussões políticas, religiosas, jogos e outros dados que não estejam relacionados ao trabalho.

Apenas trabalho

Parece óbvio, mas grupo de WhatsApp do trabalho deve ter exclusivamente com pessoas do meio profissional.

Cuidado com o que é dito

Muito cuidado com o que se fala, tudo fica registrado. Comentários paralelos podem comprometer pessoas do grupo, ofender e causar transtornos sérios, são as chamadas fofocas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.