Serviços de streaming de músicas devem pagar direitos autorais ao Ecad, decide STJ

As empresas que oferecem serviços de streaming de músicas no Brasil, como Spotify e Apple Music, deverão pagar direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A decisão foi publicada pela Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acolheu recurso do Ecad e decidiu que é legítima a arrecadação.

Dessa forma, as taxas serão cobradas da mesma forma que já são realizadas as cobranças com emissoras de rádio e TV, shows, restaurantes e outros ambientes públicos. O entendimento dos ministros é que a transmissão via internet é um novo fato gerador da arrecadação de direitos autorais pelo Ecad, pois se trata de exibição pública da obra musical – o que a instituição vinha pleiteando.

O Ecad, inclusive, desenvolveu no último ano uma plataforma para arrecadação e distribuição de músicas reproduzidas nesses tipos de serviços. O objetivo é mapear todas as plataformas para fazer a cobrança. O projeto foi vencedor do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2016, na categoria Serviços – premiação promovida pela IT Mídia.

Para o ministro Villas Bôas Cueva, relator do recurso, a questão fundamental na controvérsia era definir se a reprodução de músicas via internet se enquadra ou não no conceito de execução pública estabelecido na Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). O ministro lembrou que a Lei 9.610/98 considera como local de frequência coletiva onde quer que se transmitam obras musicais, como usualmente ocorre na internet, sendo irrelevante a quantidade de pessoas que se encontram no ambiente de exibição musical.

“O acesso à plataforma musical é franqueado a qualquer pessoa, a toda coletividade virtual, que adentrará exatamente no mesmo local e terá acesso ao mesmo acervo musical, e esse fato, por si só, é que configura a execução como pública”, afirmou o magistrado.

 

Recent Posts

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para…

24 minutos ago

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de…

45 minutos ago

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

2 horas ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

5 horas ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

5 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

14 horas ago