Serpro apresenta solução que beneficia microempreendedores brasileiros

Chamado de e-Credmei, serviço permite que MEIs solicitem serviços bancários diretamente pelo smartphone ou computador

Author Photo
10:00 am - 15 de maio de 2019

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) anunciou nesta semana o desenvolvimento de uma solução que promete ajudar os microempreendedores individuais (MEIs) brasileiros a simplificarem os seus negócios.

Chamada de e-Credmei, a ferramenta foi criada pelo Serpro para o Portal do Empreendedor e permite que os microempreendedores individuais solicitem serviços bancários, como abertura de conta-corrente empresarial ou mesmo linhas de financiamento, via PC ou celular.

De acordo com o órgão, o serviço em questão já está disponível no Portal do Empreendedor para Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Vitória (ES) e, em breve, também estará disponível para outras cidades.

“O microempreendedor se cadastra, faz sua solicitação, a instituição financeira analisa as propostas e o cliente precisa apenas se dirigir até a agência para assinar os documentos”, afirma o gerente de negócios do Serpro, Maurício Paiva.

Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CND), apenas 18% dos microempreendedores individuais têm um vínculo bancário com o nome da empresa, de pessoa jurídica (PJ), sendo que o restante utiliza sua conta-corrente de pessoa física e muitos nem conta-corrente bancária possuem.

Para fazer a solicitação, aponta o Serpro, basta acessar o e-Credmei no Portal do Empreendedor, ter em mãos um documento de identidade e um comprovante de residência, além der estar com o cadastro CNPJ atualizado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.