Sergio Alexandre Simões, da PwC, encara desafio de transformar talentos

Com projeto Digital UpSkilling executivo destaca-se no prêmio Executivo de TI do Ano 2020

Author Photo
8:14 pm - 18 de março de 2020
Sergio Alexandre Simões

Filho de uma empregada doméstica e um borracheiro, Sergio Alexandre Simões, digital partner da PwC, desde cedo encontrou nos livros um hábito. “Minha mãe me inspirou e me incentivou muito a ler. Os patrões delas eram médicos e eles influenciaram positivamente minha carreira. Sempre que me davam um presente, vinha acompanhado de um livro”, conta o Executivo de TI do Ano 2020, vencedor da Indústria, na categoria Serviços Executivo de vendas/sócio ou equivalente. 

Quando escolheu cursar engenharia, empenhou-se por uma bolsa. Resultado: passou em sexto lugar na FEI, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Logo que se formou, sua carreira foi trilhada essencialmente na PwC, onde está há 25 anos, sempre assumindo desafios diferentes. Em 2010, chegou ao posto de sócio, um dos de maior prestígio na consultoria. “Geralmente, os executivos alcançam esse cargo com 15 anos de casa”, orgulha-se.  

Como sócio, atuou em diversas frentes, como coordenação da consultoria de tecnologia, de gestão, de risco, RH e operações. Em 2014, deu início à trajetória de digital na PwC, em linha com a demanda do mercado por transformação.  

De lá para cá, tenho ajudado na transformação digital interna e externa. Minha primeira missão era montar uma área de digital, para depois vender o serviço para clientes”, contaToda vez que conversava com o cliente sobre transformação digital, sempre aparecia uma questão associada às pessoas. As pessoas estavam mais preocupadas em ter a tecnologia, do que se apaixonar pelo o que iam fazer. E o cliente, mais preocupado no que o concorrente estava fazendo”, contextualiza. 

No coração da estratégia, o digital 

Com a jornada digital, veio uma posição global no board digital da PwC, composto por oito pessoas de cinco países. E foi justamente nessa toada que surgiu em 2019 o desafio de liderar o programa de UpSkilling no Brasil, uma abordagem exclusiva da PwC para aumentar a qualificação dos talentos da empresas e ajudar a aliviar os medos do novo e a criar uma força de trabalho entusiasmada e preparada para modelos digitais, as novas tecnologias e o mundo do futuro. 

Segundo ele, o programa Digital UpSkilling oferece aos profissionais as mais novas oportunidades de aprendizado, proporcionando-os conhecimento relevante sobre as competências essenciais para o novo mundo, sejam elas comportamentais ou técnicas. Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, seu investimento global, em três anos, é de US$ 2 bilhões. 

O programa abrange todos os funcionários da PwC, independentemente da sua posição ou área em que atuam – todos têm a oportunidade de aprender as competências, implementá-las e participar dos resultados alcançados. “Quando começamos o projetoexistia um gap claro entre o que as nossas pessoas queriam e entendiam de transformação digital e o que os clientes buscavam. Decidimos, então, iniciar pela mudança de mindset”, detalha ele. No Brasil, já foram treinadas 2813 pessoas para mudança de mindset, o que acabou gerando 280 ideias compartilhadas na empresa, que já estão ou serão colocadas em prática. 

O programa consiste em uma estrutura em rede, na qual todos os colaboradores recebem um banho de loja, incluindo métodos e conceitos do novo mundo, como transformação digital e agilesomado ao emprego de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (AI) e analytics 

Inclui, ainda, outros ativos, como a comunidade on-line chamada Digital LAB, em que os times podem contribuir com inovaçõesIsso nos ajuda a melhorar a qualidadereflete na produtividade e contribui para reduzir o trabalho manual – bem como traz uma experiência melhor para nós e para nossos clientes. Algumas dessas automações já possuem dezenas de milhares de downloads, acelerando nossa transformação digital. 

Nesse contexto, também surgiram os Aceleradores Digitais, cerca de 80 profissionais no Brasil que se candidataram para serem o “combustível” para os esforços de transformação digital da PwC, que turbinaram seus conhecimentos com um MBA desenhado sob medida em Gestão de Dados na FIAP e geram contribuições para o Digital LAB. 

Os resultados dessa nova fase, aponta ele, já estão sendo alcançados. Até o momentoestão associados à melhoria de performance produtividade nas entregas (automatizações geraram economias de centenas de milhares de horas de trabalho), ambiente de trabalho inovador, acolhedor, em rede e não hierarquizado e satisfação dos clientes, que já eles são impactados pelos Aceleradores Digitais.  

Muito além da PwC 

Simões revela que o projeto da PwC ainda ganhará muita escala. “Entendemos que a verdadeira transformação digital se dará de forma muito mais ampla, mais abrangente do que os nossos esforços do programa UpSkilling”, comenta. É por isso que seu trabalho inclui levar a mensagem para fora dos muros da PwC. 

Para ele, a conversa deve ganhar novos contornos muito em breve. “Nossa convicção é de que há uma necessidade urgente de organizações, de governos, de educadores e de cidadãos de se unirem para resolver esse problema crescente decorrente da necessidade de novas competências para os desafios atuais e futuros. Nosso objetivo então será de ajudar milhões de pessoas em todo o mundo a melhorarem sua compreensão, habilidades e conhecimentos para o mundo digital”, indica ele.  

“As pessoas perceberam que a transformação digital se faz no dia a dia. Meu desafio agora é como promover um salto para automatizar o processo e conseguir fazer coisas diferentes”, finaliza Simões, que em 2022 deve concluir seu doutorado em transformação digital na USP e pretende levar a mensagem para o universo acadêmico. 

Finalistas da Indústria, categoria Serviços Executivo de vendas/sócio ou equivalente 

1º Sergio Alexandre Simões, da PwC 

2º Richard Freund, da In/metrics 

3º Adriana Coutinho Viali, da Oi, e Frank Meylan, da KPMG 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.