Serasa Experian alia IA generativa e cloud em prol da inclusão financeira
Para CEO da empresa, Valdemir Bertolo, tecnologia não faz diferença se não melhorar a vida das pessoas
A Serasa Experian, com 55 anos de história no Brasil, tem demonstrado como a tecnologia pode ser um verdadeiro motor de mudança social. No palco AWS Summit, em São Paulo, Valdemir Bertolo, CEO da empresa, destacou a relevância da inovação tecnológica em sua missão de melhorar a vida das pessoas e enfrentar as desigualdades sociais presentes no País.
Com uma base de mais de 92 milhões de usuários em sua plataforma, a Serasa Experian quer a vanguarda da transformação digital. Bertolo apontou que, apesar da integração contínua de novas tecnologias, o verdadeiro diferencial da empresa é a capacidade de utilizar essas inovações para promover inclusão e acesso a informações.
“A tecnologia não faz diferença se não melhorar a vida das pessoas”, afirmou, refletindo o compromisso da empresa com a melhoria contínua dos serviços prestados aos brasileiros.
Um dos marcos dessa transformação, disse, é a parceria da Serasa Experian com a AWS. A empresa tem investido em soluções baseadas em cloud computing, desenvolvendo ferramentas avançadas como um chatbot alimentado por mais de 2 petabytes de dados. Esse avanço tem permitido a personalização eficaz e uma velocidade de resposta muito mais ágil, reduzindo de 24 horas para poucos minutos o tempo necessário para consultas e retornos.
Aposta na IA generativa
A introdução da IA generativa é um exemplo de como a Serasa Experian está se preparando para o futuro. Segundo o CEO, a tecnologia tem permitido interações mais naturais e precisas, com a promessa de resolver questões complexas e atender a um público com grande diversidade de necessidades.
“O impacto mais significativo da IA generativa está na sua capacidade de melhorar a comunicação com os usuários, especialmente aqueles com dificuldades de alfabetização financeira e habilidades básicas de leitura e escrita”, sinalizou.
“Estamos trabalhando para oferecer respostas não apenas por escrito, mas também de forma verbal, para alcançar aqueles que têm dificuldade com a leitura e a escrita”, adiantou Bertolo.
Além dos avanços em IA e cloud computing, a Serasa Experian está em transição de um modelo baseado em mainframe para uma arquitetura mais flexível e escalável. Bertolo ressaltou que essa mudança é essencial para reduzir custos e aumentar a capacidade de adaptação às demandas do mercado. “Estamos investindo na transformação para a nuvem há dez anos e a nova arquitetura já está em uso. Pretendemos concluir essa transição nos próximos dois anos”, afirmou o CEO.
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