Ser empreendedor é questão de propósito, não de idade

Palestra do IT Forum X contará história de inovação que vai muito além da implementação de tecnologias de ponta

Author Photo
3:20 pm - 14 de junho de 2019

Aos 72 anos, o senhor Antônio, morador aposentado do bairro M’Boi Mirim, zona Sul de São Paulo, se deparou com um obstáculo no seu dia a dia. Ao ver que uma escadaria, que unia duas ruas do bairro, estava se tornando insegura para os habitantes, decidiu iniciar um projeto de remodelação. Inspirado na escadaria Selaron, no Rio de Janeiro, seu projeto não só entregou segurança, como acabou se transformando em um espaço turístico para a comunidade.

Mas qual é a relação da iniciativa dele com o que conhecemos hoje como inovação? Para a remodelação da escadaria, ele utilizou conceitos associados à economia compartilhada, contando com a ajuda econômica da comunidade, por meio de doações. Além disso, conseguiu apoio de vizinhos, aplicando conceitos associados ao trabalho social e cultura colaborativa, termos que estão em alta hoje no mundo corporativo.

Apesar de não possuir nenhum tipo de estudo relacionado ao tema e não se considerar um usuário das diferentes tecnologias que norteiam nosso dia a dia, Antônio conseguiu aplicar vários princípios associados à inovação. Muitos podem se perguntar como ele aplicou tudo isso sem conhecimentos técnicos. Bem, a resposta é apenas uma: propósito.

Para contar mais sobre essa história de empreendedorismo social e explicar o que isso tem a ver com inovação na TI, chega à 7ª edição do IT Forum X, Alexandre Bezerril, Sr. Customer Adoption Specialist da Oracle. No espaço, o palestrante falará sobre como o propósito faz a diferença tanto em projetos desse tipo, como nas organizações atuais, especialmente aquelas que estão tornando sua cultura mais inovadora. “A combinação perfeita para adotar estratégias de inovação bem-sucedidas são os processos e as pessoas”, aponta Bezerril.

O IT Forum X é um evento organizado pela IT Mídia, e será realizado os dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo. O evento terá como tema central EU 5.0.

Interessou-se? Clique aqui para garantir seu ingresso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.