Notícias

Senior planeja internacionalização em 2019

A desenvolvedora brasileira de software para gestão empresarial Senior está estudando planos de internacionalização e deve colocá-lo em prática ainda nesse ano. É o que aponta Jean Vieira, diretor de Produto e Marketing da companhia.

Em entrevista à Computerworld Brasil, o executivo contou que a empresa catarinense está em processo de “prospecção da ideia” há cerca de dois anos, estudando países e, sobretudo, companhias com sinergia de negócios para aquisição. O foco é entrar em outros países da América Latina por meio de fusão com uma empresa local.

As prioridades no momento são Colômbia, México e Chile, e a intenção, segundo Vieira, é adquirir uma empresa com soluções complementares ao portfólio da Senior, não relacionadas à parte fiscal – como um ERP. “Seria algo de logística ou de capital humano, por exemplo”, citou Vieira.

Mega Sistemas

Outro foco para a Senior em 2019 é aproveitar o intercâmbio com a então concorrente Mega Sistemas, aquisição anunciada em dezembro do ano passado – a 12ª compra da empresa brasileira e a maior delas até o momento.

Vieira destaca que a Mega atua de forma semelhante à Senior, mas em indústrias diferentes. Enquanto a Senior é forte nos setores de logística e RH, a Mega traz um forte expertise em construção civil e gestão de agronegócio.

A aquisição prevê manutenção da marca e operações separadas, por isso o foco é fomentar o intercâmbio de soluções entre as empresas, além de aproveitar novas prospecções com clientes de cada lado – são cerca de 10 mil da Senior e 2 mil da Mega. Outro ponto é a capilaridade, já que a Mega é muito forte na região Nordeste – foco da Senior.

Juntas, as marcas devem alcançar faturamento de R$ 375 milhões em 2019. No ano passado, a Senior chegou a R$ 330 milhões de faturamento, número inédito para a companhia, com crescimento de 28% em relação a 2017.

De frente com as gigantes

Vieira comenta que, com a aquisição da Mega, a Senior chega a um novo patamar em termos de mercado no Brasil, ficando à frente até mesmo da gigante alemã SAP. “A Senior é muito forte nas grandes empresas”, disse o executivo, citando importantes clientes como Volkswagen, Fiat e Vale.

Mas, fora os grandes concorrentes – incluindo também nomes como Totvs, Oracle, IBM e Microsoft -, a Senior está de olho nas ameaças que vem de startups.

“As startups estão cada vez mais ágeis e velozes. Elas começaram muito fortes no mundo B2C e estão crescendo no B2B”, apontou.

De olho nessa tendência, a Senior está fazendo sua própria transformação. “Estamos virando uma grande startup”, completou Vieira.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

3 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

3 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

3 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

3 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

3 dias ago