Categories: Notícias

Senha perfeita e segura? A resposta pode ser seu dedo

O mundo ‘touch’ está se tornando cada vez mais comum, abrindo grande oportunidade para a biometria: já é possível desbloquear o smartphone com o dedo, usando impressão digital, bem como abrir a porta de casa usando o mesmo recurso e sacar dinheiro no banco.

Graças aos mais novos smartphones e tablets da Apple e Samsung, sensores de impressão digital estão se tornando populares. E em maio, o Google disse que também irá apoiar sensores em seu sistema operacional móvel Android. E é muito fácil entender o motivo da ascensão do recurso. Esses sensores são mais convenientes do que um código numérico, além de serem mais seguros.

Uma impressão digital é difícil (mas não impossível) de ser roubada. Como a verificação acontece no tablet ou no smartphone, suas informações de impressão digital não ficam on-line, onde poderiam ser acessadas.

As senhas, por outro lado, são o elo mais fraco em quase qualquer sistema de segurança. Sua vulnerabilidade reside, em parte, da sobrecarga de senha. São dezenas de logins e senhas que temos de decorar e a saída mais fácil é aplicar a mesma senha para serviços diferentes. Isso parece ser uma grande solução para o usuário, mas um grande problema de segurança.

Especialistas afirmam que a impressão digital é uma das melhores senhas no mundo. Ela está sempre com você e não existem duas iguais. E ela não pode ser facilmente roubada. É por isso que sensores de impressão digital servem como ponto crucial de todos os novos sistemas de pagamento móvel.

“Sua impressão digital é uma das melhores senhas no mundo”, disse há dois anos Dan Riccio, chefe de engenharia de hardware da Apple. Tanto que, até 2019, a Juniper Research acredita que serão 770 milhões de aplicativos habilitados para impressões digitais.

Morte das senhas
Naturalmente, a maioria das empresas de tecnologia irá lhe dizer que as senhas são péssimas formas de proteger seus dados. A senha mais utilizada é “123456” (veja mais sobre senhas fáceis abaixo), segundo o provedor de aplicativo de gerenciamento de senhas SplashData. O segundo mais popular é “senha”.

Até mesmo senhas complexas podem ser roubadas, porque são armazenadas on-line. Isso criou um mercado em franca expansão na chamada Dark Web, no qual hackers compram e vendem senhas. E lembre-se, uma senha de um site, muitas vezes, abre a oportunidade de acesso em outros sites.

É por isso que grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung e Visa estão se unindo para descobrir maneiras de contornar a senha, optando por alternativas como reconhecimento de impressão digital.

Senhas fracas
Enquanto a biometria está em processo de evolução, você pode evitar o uso de senhas fáceis. Veja abaixo as dez senhas mais usadas em 2014. Reconhece alguma?

1. 123456
2. senha
3. 12345
4. 12345678
5. qwerty
6. 123456789
7. 1234
8. beisebol
9. dragão
10. futebol

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago