Notícias

Minecraft vira ferramenta educacional no Senac de São Paulo

O Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition com o objetivo de atualizar as práticas de ensino e aprendizagem para os alunos de ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, busca se apoiar na gamificação da plataforma da Microsoft para oferecer aulas mais dinâmicas e multidisciplinares tendo em vista o perfil mais conectado dos jovens.

Atualmente, 164 turmas de diferentes unidades do Estado de São Paulo têm acesso à tecnologia, impactando 6 mil alunos. Professores também foram capacitados em diferentes áreas do conhecimento ao adotarem o programa.

O Minecraft Education Edition é utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem. O game atua em aspectos como raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essas disciplinas acontecem em um ambiente digital imersivo, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.

Por ser um jogo do tipo sand box, o Minecraft Education Edition permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas, se posicionando como ferramenta de ensino e aprendizagem de diferentes disciplinas, incluindo história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade.

Leia também: Itália bloqueia ChatGPT por supostas violações de privacidade

Na unidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, os alunos desenvolveram uma reprodução do sistema econômico feudal no jogo. O game foi usado de forma a ampliar as habilidades de análise sobre a formação de territórios e fronteiras, em diferentes tempos e espaços. Na prática, o game contribuiu para o entendimento dos estudantes sobre a evolução do processo histórico, da atual geopolítica mundial.

“A possibilidade de elaborar um feudo, articulou a criatividade dos alunos para criarem um cenário que foi conhecido a partir da pesquisa elaborada previamente, além das imagens que foram compartilhadas durante as aulas. O jogo também estimula o trabalho colaborativo, no qual os educandos trabalharam em conjunto para elaboração dos cenários planejados, no prazo estipulado”, explica Cleber Sberni, docente de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Senac Ribeirão Preto.

Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos. Além de criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, os alunos também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.)

“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

“É preciso que a comunidade de TI se manifeste”, diz pró-reitor da USP sobre corte em repasses para a Fapesp

Para Paulo Nussenzveig, pró-reitor da Universidade de São Paulo, é preciso que a comunidade empresarial…

19 minutos ago

Certifica compra Bry Tecnologia e se funde com a Syngular

A Certifica, especializada em certificados digitais, anunciou a compra do controle acionário da Bry Tecnologia,…

2 horas ago

Demanda por profissionais de IA cresce 39% no quadrimestre e salários estão em alta

As contratações de profissionais qualificados em IA cresceram 39% no primeiro quadrimestre de 2024, na…

4 horas ago

Sonda chinesa retorna à Terra e China se torna primeiro país com amostras do lado oculto da Lua

A Chang’e-6, sonda chinesa, pousou hoje (25) com sucesso na Terra trazendo amostras da Lua,…

5 horas ago

Marcelo Menta é o novo country manager Brasil da Interaxa

Marcelo Menta é o novo country manager Brasil da Interaxa, integrador global de soluções de…

5 horas ago

Febraban 2024: bancos avançam em IA e práticas sustentáveis

A abertura do Febraban Tech 2024, que acontece nesta semana em São Paulo, foi marcada…

6 horas ago