Notícias

Semantix cresce em 2022 e reforça aposta no mercado de saúde

A Semantix anunciou essa semana os resultados financeiros do quarto trimestre e o consolidado do ano de 2022. Além da receita líquida de R$ 262 milhões para todo o período, com aumento de 24% ano a ano e destaque para o crescimento de 38% da receita com SaaS, a empresa anunciou um produto com base em IA generativa (o GenAI) e a compra da startup ATSaúde, focada em dados de saúde.

Segundo a empresa, a aquisição permitirá aumentar a oferta de produtos para a indústria farmacêutica e reforçar a vertical de saúde. A ATSaúde é especializada na coleta e organização de bases de dados públicas do setor da saúde. A plataforma da empresa promete insights, recomendações e relatórios para a indústria farmacêutica e outras organizações do setor.

“Nossa tecnologia proprietária emergiu como o principal impulsionador do crescimento de nossos negócios. Pretendemos acelerar o plano de go-to-market com esta oferta diferenciada”, diz Leonardo Santos, CEO e fundador da Semantix, em comunicado. “Com três aquisições concluídas desde a listagem pública de nossa empresa, esperamos ganhar mais impulso e focar em receitas de alta qualidade em 2023.”

Além da ATSaúde, a Semantix anunciou a compra da Elemeno em fevereiro desse ano – provedora de Machine Learning (MLOps) gerenciada em nuvem, com sede nos EUA – e da Zetta Health Analytics, em agosto de 2022 (essa com foco também no mercado de saúde).

No balanço, a empresa também aproveitou para divulgar, além da aquisição da ATSaúde, o lançamento de dois recursos. O Data Marketplace – marketplace de dados para criação de algoritmos de inteligência artificial que permite utilizar dados de terceiros – e do GenAI – conjunto de ferramentas agnósticas para simplificar desenvolvimento, treinamento e implantação de aplicativos com IA generativa para empresas.

Resultados financeiros

A receita líquida da empresa no quarto trimestre de 2022 foi de R$ 96 milhões, aumento de 132% em relação ao ano anterior. Segundo a empresa, houve “aumentos significativos” em todas as fontes de receita, mas destaca crescimento em SaaS de 67% ano a ano. O lucro bruto aumentou 167%.

Houve perda de Ebitda no período, de R$ 26 milhões, segundo a empresa devido principalmente os investimentos feitos em talentos, vendas e marketing.

No ano de 2022, além do aumento de receita de 24% mencionado no início desse texto, o lucro bruto aumentou 38% ano a ano, com margem bruta melhorando 5 pontos percentuais para 45% em 2022. A perda de Ebtida ajustado foi de R$ 69 milhões.

A empresa já fez projeções para 2023, com base em condições atuais de mercado e expectativas da própria Semantix. Espera-se receita de SaaS proprietário entre R$ 75 milhões e R$ 80 milhões, crescimento entre 40% e 50% em relação a 2022. E que a receita total aumente acima de 10% em comparação com o ano anterior.

Recent Posts

IT Forum Praia do Forte: Nvidia debate o que vem a seguir na evolução da IA

Em junho deste ano, a Nvidia alcançou a posição de empresa mais valiosa do mundo,…

32 minutos ago

“É uma corrida do ouro”, diz CEO da GFT Brasil sobre IA no desenvolvimento de software

A explosão de ferramentas de inteligência artificial dos últimos anos criou uma "corrida do ouro"…

3 horas ago

UE declara modelo de pagamento por privacidade da Meta ilegal

A Comissão Europeia decidiu que o modelo de assinatura da Meta, que cobra dos usuários…

3 horas ago

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

17 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos à segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

18 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

19 horas ago