Semantix anuncia seu primeiro DataLab em parceria com Fiap

Talentos com conhecimentos de programação de sistemas e análise de dados vão trabalhar nos laboratórios instalados na faculdade

Author Photo
3:57 pm - 07 de fevereiro de 2018

Com início em 7 de agosto, o DataLab da Semantix é resultado da parceria inédita da empresa com a FIAP. O projeto tem como principal objetivo fomentar a inovação tecnológica brasileira a partir do aprendizado prático de estudantes da Fiap, com foco em temas como Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cibersegurança.

Na primeira etapa, a Semantix contratou quatro estagiários com conhecimentos de programação de sistemas e análise de dados para trabalhar nos laboratórios instalados na faculdade. Com a mentoria de profissionais da startup e da Fiap, os alunos desenvolveram soluções inovadoras para situações reais de clientes da Semantix, que ofereceram “desafios” a serem superados.

Com projeção de triplicar seu faturamento na América Latina até 2022, segundo estudo da Frost & Sullivan, o mercado de Big Data e Analytics está mais aquecido que nunca, mas ainda carece de mão de obra qualificada. “Queremos agregar valor para todos os envolvidos no ecossistema de tecnologia no Brasil, desenvolvendo talentos que serão ativos no mercado de trabalho no futuro”, explica Anderson Paulucci, CTO da Semantix.

A Fiap foi uma das instituições de ensino a firmar parceria com a Semantix para o projeto, que pretende chegar a dez outras faculdades e universidades em todo o Brasil. “O DataLAB é um projeto de muita relevância no ecossistema da Fiap, reconhecido pelos alunos que passam por um criterioso processo seletivo, onde desde o primeiro momento estão de fato estreitando os laços entre os mundos acadêmico e corporativo, tratando temas como engenharia de dados, DevOps, entre outros, rompendo barreiras tecnológicas de forma acelerada e entregando valor para eles mesmos, para a Semantix e para a Fiap” avalia Guilherme Estêvão, gerente de relações corporativas da Fiap.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.