Notícias

Sem Inteligência Artificial, executivos dizem que negócios podem fechar

Uma pesquisa da Accenture aponta que três em cada quatro executivos de alto escalão acreditam que, sem escalar a inteligência artificial (IA) nos próximos cinco anos, seus negócios correm o risco de fechar completamente.

A amostra foi coletada de um estudo realizado com 1.500 executivos de empresas de 16 setores em 12 países. Do Brasil, 115 empresas participaram. O objetivo foi determinar até que ponto a IA auxilia a estratégia de negócios.

Para 84% dos executivos de alto escalão entrevistados, a IA precisa ser escalada para alcançar seus objetivos de crescimento. Eles enxergam a tecnologia como um facilitador para prioridades estratégias.

Na média global, por outro lado, 76% dos executivos dizem que têm dificuldade em escalar a tecnologia; a média brasileira é de 63%.

O número é preocupante, considerando que a maioria dos executivos acreditam que, se não escalarem a IA nos próximos cinco anos, seus negócios correm o risco de fechar completamente. Na média global, o número correspondente a este parâmetro é de 75%, contra 74% da média brasileira.

Fatores para o sucesso com IA

A pesquisa ainda revelou três fatores considerados críticos para a implementação de inteligência artificial nas empresas.

1. IA intencional: implementar a IA com sucesso significa ter mais sucesso em iniciativas do que concorrentes. Estas empresas são 65% mais propensas a relatar um cronograma de um a dois anos para passar do piloto para a escala.

Isto também significa que, apesar de alcançarem mais resultados, elas têm menos gastos. Na amostra, ficou claro também que as estratégias não se diferem entre empresas de tamanhos variados.

2. O ruído de dados: gerir um grande volume de dados também pode ser um problema. As líderes em implementação de IA eliminam o “barulho” que estes dados fazem. Isto significa adotar uma melhor estrutura e gerenciamento de dados, com um conjunto maior e mais preciso de dados internos e externos integrados.

Também são citadas ferramentas de IA “certas” neste gerenciamento; tais como utilização de nuvem, uso de engenharia/ciência de dados e análises.

3. IA como esporte de equipe: escalar a IA exige mudanças em toda a organização. Também significa ter equipes com apoio da liderança para garantir o alinhamento com a visão estratégica da empresa.

As líderes em implementação da tecnologia geralmente têm um gestor de inteligência artificial, dados ou analytics. Os cargos, normalmente, são de cientistas e modeladores de dados; engenheiros de machine learning, dados e IA, entre outros.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago